Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

Sabe onde gasta mais energia em casa?

18.10.2019 por Maria Beatriz Silva

Sabe onde gasta mais energia em casa?

Conhece mesmo os cantos à casa? Nos quartos, na sala ou na cozinha, saiba onde e como pode poupar energia em cada divisão.

Sim, o consumo de energia é mesmo mais elevado em certas zonas da sua casa e varia também consoante os eletrodomésticos. Por exemplo, sabia que cerca de 40% da energia é consumida pelos sistemas de iluminação, climatização, águas quentes e equipamentos elétricos?

Por isso, é essencial identificar quais os aparelhos que gastam mais energia, não só para poupar nas suas faturas, como também numa ótica de economizar recursos energéticos. 

#1 Comecemos pela cozinha

  • Frigorífico 

O frigorífico é, em média, responsável por 25% a 30% do consumo de energia que lhe é faturado mensalmente, uma vez que não pode simplesmente ser desligado, a menos que esteja vazio.

Para poupar energia, assegure-se que o seu frigorífico está numa zona da casa bem ventilada e sem exposição a fontes de calor. Mantenha-o sempre limpo (descongele-o regularmente), tendo atenção às borrachas de vedação para não desperdiçar energia, e evite abrir a porta muitas vezes.

  • Microondas

O microondas já faz parte do dia a dia da maioria dos portugueses. Afinal, facilita bastante a preparação das refeições. Mas atenção! Se deixar o temporizador ligado ou a porta aberta, este pequeno eletrodoméstico pode consumir cerca de 3W por hora, ainda que desligado.

#2 Passando pela lavandaria

  • Máquina de lavar roupa

No que toca à eletricidade, este aparelho representa apenas cerca de 3% do consumo faturado. Mas não se esqueça que a máquina de lavar roupa também gasta água.

De forma a otimizar o funcionamento deste eletrodoméstico, encha sempre a máquina com a capacidade total de roupa, limpe os filtros e dispensadores de detergente com frequência e evite lavar a temperaturas elevadas (acima dos 40º).

#3 Agora pela sala

  • Televisões e consolas de jogos

A televisão consome energia mesmo desligada no botão. Tal como o microondas em stand-by, este aparelho pode consumir até 3W por hora. Na mesma situação, as consolas e aparelhos de videojogos consomem 1W. Em funcionamento, estes aparelhos gastam até 23W por hora.

  • BOX

As boxes de acesso à internet e canais por cabo apresentam consumos elevados. Mesmo que não estejam em funcionamento, ligados à corrente estes aparelhos consomem entre 6,5 W a 14 W por hora.

#4 E por todas as divisões

  • Ar condicionado

Por serem rápidos a aquecer ou arrefecer uma divisão, os aparelhos de ar condicionado são associados a grandes consumos energéticos.

De facto, o ar condicionado representa até 15% do consumo energético total. Mas, ao contrário do que possa parecer, são até 5 vezes mais económicos do que, por exemplo, os radiadores.

Manter sempre os filtros limpos e desligar o equipamento sempre que não esteja a ser utilizado são as melhores dicas para poupar energia, neste caso.

  • Computadores

Um computador ligado à corrente consome, em média, 80W por hora. Mesmo que desligado, se ligado à corrente, este aparelho pode gastar até 21W por hora.

  • Telefones

Consomem 3W por hora mesmo sem utilização. Opte pelo uso do telemóvel e desligue (na tomada), sempre que possível, o telefone lá de casa.

  • Carregadores

Um carregador é usado para, como o nome indica, carregar um aparelho, servindo, portanto, de um intermediário energético. No entanto, se o deixar ligado à corrente, ainda que não esteja a carregar nada, o carregador continuará a consumir energia (0,26W por hora).

Por outro lado, se estiver conectado a um aparelho já carregado a 100%, continuará a consumir energia (entre 1W a 5W por hora).

Dicas

Sempre que for possível desligue os seus eletrodomésticos na tomada e não apenas no botão destinado ao efeito. Utilize, por exemplo, uma tomada múltipla que possibilite o corte de corrente para todos os dispositivos com ligação à mesma e desligue-a durante a noite.

Tenha em atenção a etiqueta de certificação energética dos seus eletrodomésticos. Como unidade de medida existe um conjunto de cinco barras coloridas do verde (letra A - mais eficiente) ao vermelho (letra E -menos eficiente). Além de poupar, será mais sustentável e o ambiente agradece!

E por falar em poupança, aderiu às energias e serviços Galp? Com a app Casa Galp, pode aceder aos seus consumos de energia e consultar todas as suas faturas mensais ao detalhe, vendo inclusive o impacto ambiental que gerou.

Não perca os descontos que temos para si! 💰

 

Tópicos: Galp, eficiência energética, poupar energia, app casa galp

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!