Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

Sabe o que está a pagar quando abastece o carro?

31.1.2019 por Maria Beatriz Silva

Sabe o que está a pagar quando abastece o carro?

Portugal é dos países europeus onde os combustíveis são mais caros, devido aos impostos sobre o combustível. Mas o que paga para além do combustível?

O preço dos combustíveis está sempre a variar e, infelizmente, muitas vezes aumenta. Todos nos queixamos quando o preço da gasolina ou do gasóleo sobe e reclamamos principalmente com os revendedores, mas sabe a que se deve a maioria das flutuações no preço dos combustíveis? 

Ao sair da refinaria, é estabelecido o preço base dos combustíveis, cotado no mercado mundial. Posteriormente, este preço varia consoante a economia de cada país: menos oferta significa um aumento no preço, menos procura significa uma redução no preço. Até a desvalorização do euro pode tornar os combustíveis mais caros. Em Portugal, é obrigatório que todos os combustíveis tenham uma percentagem mínima de 7,5% de biocombustível, que é mais caro, pelo que o valor global aumentaNo entanto, trata-se de uma medida ecológica!

Por fim, os combustíveis chegam finalmente ao retalhista onde é acrescida a "margem bruta retalhista". Esta, adicionada ao preço de saída da refinaria e à taxa de biocombustível, perfaz cerca de 45%. Quer isto dizer que, ao pagar 50€ para abastecer o seu carro, cerca de 30€ são do que falta, os impostos (IVA e ISP, Imposto Sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos).

preço dos combustíveis-1

Ainda tem dúvidas? Assista ao vídeo abaixo:

 

Perante o panorama, ainda bem que há medidas ao seu alcance para poupar em combustível, pesquisando os postos de abastecimento mais baratos e próximos de si na app EvoDriver.

Ainda não tem a app EvoDriver? Faça já o download!

New Call-to-action

Tópicos: Galp, Galp Evodriver, lifestyle, preço dos combustíveis

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!