Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

Sabe como iluminar cada divisão da sua casa?

20.11.2019 por Maria Beatriz Silva

Sabe como iluminar cada divisão da sua casa?

Cada divisão necessita de iluminação específica. Dê luz ao seu lar. Torne-se num expert em iluminação interior com o nosso guia.

Em casa procuramos o máximo conforto e bem-estar. Trata-se do nosso “cantinho” onde cada divisão tem uma função específica. Mais do que em qualquer lugar, em casa damos valor à harmonia e à qualidade do tempo passado com a família, amigos ou até mesmo na nossa própria companhia.

O tipo de iluminação é crucial na criação de ambientes acolhedores e adequados a cada espaço, de acordo com a funcionalidade do mesmo. Por exemplo, a luz adequada para a cozinha não é a mesma que deve ser usada no quarto. Isto porque para diferentes espaços precisamos de luzes e intensidades diferentes.

Quando se fala em iluminação há sempre duas questões importantes a ter em conta: a eficiência energética e a criação de ambientes agradáveis que o façam sentir em casa:

Luz natural

A luz natural é importante. A iluminação dos espaços pela exposição solar vai encher a sua casa de vida e boa energia e traduz-se numa poupança de energia elétrica. Também neste aspeto, a cor das paredes, tetos e acessórios, funcionam como refletores da luz nos espaços.

Sabia que cada tipo de lâmpada tem uma temperatura própria? Por exemplo, numa divisão onde seja suposto descontrair e relaxar, deve optar-se por lâmpadas de tons amarelados, que criam uma sensação de conforto. Já para um escritório onde é importante fomentar a concentração, os tons azuis ou brancos são os ideais.

Independentemente da sua escolha a nível de cores e formatos, prefira sempre lâmpadas de baixo consumo ou LED, que representam uma maior eficiência e poupança energética. O investimento compensa!

Qual a luz certa para a cozinha?

Apesar de neste espaço ser necessária bastante luz, os focos de luz direta que normalmente se encontram na cozinha acabam por iluminar o espaço de forma excessiva. Assim, para realizar tarefas mais minuciosas opte por focos estrategicamente implementados na parte de baixo dos móveis, iluminando assim a bancada. Já para iluminar a zona de refeição opte por candeeiros suspensos sobre a mesa.

Em relação à cor da luz, opte pelo branco que “promove” uma maior concentração para os seus dotes culinários. 👨‍🍳

Qual a iluminação mais apropriada para o quarto?

O quarto é a divisão, por excelência, do descanso e relaxamento. Desta maneira, a luz escolhida para este espaço deve proporcionar uma sensação de conforto e tranquilidade. 

Dos tradicionais candeeiros de teto, aos candeeiros dos dois lados da cama, passando pelos pendentes, de parede ou até de canto, a iluminação do quarto deve refletir tons mais amarelados e menos intensos.

Gosta de ler antes de dormir? Escolha uma luz de leitura, apropriada para o efeito, mas atente a que não seja demasiado forte.

Como iluminar a casa de banho?

O candeeiro de teto não deve ser a única fonte de luz da sua casa de banho. Nesta divisão é importante instalar diferentes focos de luz conforme as necessidades. Por exemplo, por cima ou ao redor do espelho precisará de luz por forma a evitar sombras desnecessárias.

Existem vários tipos de focos embutidos, na forma de apliques ou réguas distribuídas que fazem bem o papel de iluminação secundária.

Iluminar a sala: qual a melhor forma?

A sala é, não só uma divisão de relaxamento pessoal como um espaço de convívio, diversão e conversa. Em família ou entre amigos, é na sala que se convive, que se janta (se for sala de jantar) ou se vê televisão. É também no conforto do sofá que se dorme uma sesta, que se põe a conversa em dia ou, quiçá, que se namora.

Assim, o nosso conselho é que ilumine bem os "cantos à sala". Existem várias opções de escolha desde os tradicionais candeeiros de teto, passando pelos candeeiros de mesa, até aos de pé ou canto. Opte por lâmpadas em tons amarelados, não muito intensas, mas que permitam uma boa luminosidade. Para referência procure um meio-termo entre a cozinha e o quarto.

A iluminação da nossa casa é um fator de extrema importância. A cada divisão, confira a iluminação certa, criando ambientes distintos pela casa – desde os espaços de lazer aos espaços de trabalho.

Ainda bem que na Galp pode encontrar energias para todas as necessidades!

Tópicos: Galp, iluminação interior

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!