Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

Que futuro queremos? 5 respostas inesperadas

20.3.2019 por Maria Beatriz Silva

Que futuro queremos? 5 respostas inesperadas

Juntámo-nos à Red Bull para perguntar ao mundo sobre o futuro e estas são as 5 ideias mais inovadoras do concurso Futur/io. Vote na sua favorita!

É já neste mês que acontece a Academia Red Bull Futur/io, em Lisboa. Mas o que é o Red Bull Futur/io? Tudo nasceu de uma iniciativa global do Instituto Europeu de Tecnologias Exponenciais e Futuros Desejáveis que lançou uma questão: "Como será o mundo em 2030?"

Esta pergunta é dirigida às mentes criativas deste planeta e visa promover o debate e discussão de ideias, com o objetivo de refletir sobre o futuro e sobre o que nos espera. As inscrições, que terminaram no dia 10 de fevereiro, foram submetidas sob a forma de vídeo, em que os candidatos apresentavam a sua ideia mais amiga do ambiente, para tentar melhorar o futuro.

Red Bull Futur/io: um movimento global

O Red Bull Futur/io convida todos a partilhar a sua visão de futuro desejável, uma que dê forma a um futuro ainda desconhecido e incerto, mas que, com as boas ideias deste Futur/io, não será tão negro e distópico.

Os projetos que concorrem ao Red Bull Futur/io são submetidos sob os mais variados formatos: animação, vlog, vídeo e depois são avaliados por um júri. Este júri multidisciplinar seleciona os 20 projetos mais originais e disruptivos do concurso.

A decisão do júri tem por base três critérios:

Futuro Desejável: onde o júri avalia o quão impactante é o conteúdo submetido e até que ponto a ideia é desejável para a humanidade;

Criatividade da Narrativa: em que é avaliada a criatividade e a forma como se usaram os recursos disponíveis para contar uma história;

Visão Inspiradora: finalmente, o potencial que a ideia e a visão têm para envolver pessoas e incentivar a ação.

O que é que vai acontecer na Academia Red Bull Futur/io?

Os 20 finalistas participarão na primeira Academia Red Bull Futur/io, em Lisboa, a decorrer entre 21 e 24 de março. A visão original vencedora deste concurso vai ser premiada com uma adaptação em formato de filme assegurada pela Red Bull Media House.

Quais são os projetos?

De um futuro movido a energia térmica dos oceanos, a caixotes do lixo que oferecem recompensas, há ideias para todos os gostos. Selecionámos 5 projetos inspiradores que merecem a sua atenção. Será algum destes o vencedor?

#1 What If Country Borders Disappear?, Roman Malov, República Checa

A proposta de Roman Malov é, como o nome indica: “E se as fronteiras dos países desaparecessem?” Esta curta sugere que a chave para uma melhor gestão económica, política, social e ambiental no futuro passa pela eliminação total das fronteiras entre países e o tratamento do planeta Terra como uma única casa. Este projeto não poderia deixar de ser reconhecido, tendo em consideração as situações com as quais somos notificados diariamente. Se o mundo é de todos, está na hora de acabar com as fronteiras!

#2 Samanth, Jibran Tahir, Paquistão

O paquistanês Jibran Tahir imagina, em 2030, um sistema de inteligência artificial que permite o diagnóstico médico. Porque é que esta é uma solução? Segundo a Organização Mundial de Saúde, o rácio médico-paciente é de 1:1000. Com a Dr. Samantha seria possível elevar este rácio para 1:1, assegurando que ninguém no futuro sofreria com falta de assistência médica. Esta inteligência artificial teria ainda acesso a todos os medicamentos e tratamentos, e poderia receitar medicação a quem precisasse. Este é outro projeto que merece especial atenção pois a escassez e as falhas na assistência médica fazem-se sentir em todas as partes do mundo.

#3 Apolis Planeta, Jérémy Legardeur, França

Jérémy Legardeur, francês, vê no futuro uma rede social que ajuda a salvar o planeta. Esta rede social, Apolis Planeta, recompensa os utilizadores que tomam medidas conscientes como fechar a torneira ao lavar os dentes, fechar as portas para conservar calor e não ter de recorrer a aquecimento, reciclar, não poluir e outros gestos simples que reduzem desperdícios e ajudam o ambiente. Este é mais um projeto que nos salta à vista. Os casos de degelo e de extinção animal devido às alterações climáticas causadas pela poluição são recorrentes. Já parou para pensar em como a Terra sofre com as suas decisões? Esta é a nossa casa!

#4 Nanoearth 2030, Peter Jones, Alemanha

Nanoearth, ou NanoTerra, é um projeto que se passa em Marte, em 2030. Nesta ideia de Peter Jones, é possível viver em Marte com recurso a biosferas criadas a partir de nanotecnologias. Na visão do Alemão, os combustíveis fósseis serão banidos, sendo substituídos por formas de produção de energia “limpas”. Imagina-se a viver em Marte?

#5 Leviathan, Иван Захаров, Federação Russa

Leviathan é um projeto ambicioso. Consiste numa espécie de navio submarino, que pode viajar dentro de água ou à superfície e que tem duas funções. Desenhado a pensar numa baleia, o Leviathan serve para transporte de passageiros, mas também para explorar os oceanos e recolher lixo ou resíduos que tenham ido lá parar. A título de exemplo, sabia que a quantidade de plástico no mar equivale a 3 países como França?

Podemos estar a um passo de descobrir o nosso futuro, seja por via da medicina, nos oceanos ou até em Marte. Clique no botão, conheça todas as participações e vote na sua favorita!

Conheça os finalistas Red Bull Futur/io

Tópicos: Galp, futuro, Red Bull Futur/io

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!