Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

Quando foi a última vez que escreveu com lápis e papel?

25.1.2019 por Maria Beatriz Silva

Quando foi a última vez que escreveu com lápis e papel?

Dia 23 de janeiro foi Dia Mundial da Escrita à Mão, uma arte cheia de benefícios cognitivos para o bem-estar. Quando foi a última vez que escreveu assim "à antiga"?

Com os avanços da tecnologia, principalmente dos dispositivos móveis, a escrita à mão está a cair em desuso. Desde o local de trabalho (já são poucas as funções em que não é necessário usar o computador, nem que seja para enviar e-mails), às salas de aula (nas quais cada vez menos alunos tiram apontamentos à mão), a escrita manuscrita está a ser substituída pelos teclados e pelos microfones dos nossos dispositivos.

Efetivamente, escrever à mão tem as suas desvantagens: demora mais tempo, implica ter sempre lápis e papel e é mais fácil de se perder informação. Porém, se perguntar à neurociência, os seus benefícios ultrapassam qualquer desvantagem!

Ao que parece, escrever à mão é uma atividade psico-motora que estimula várias áreas do cérebro, favorecendo a aprendizagem de fórmulas e símbolos. Estudos realizados em adultos e crianças têm vindo a provar que a escrita à mão obriga a um maior exercício mental, ativando regiões motoras e sensoriais do cérebro. É uma ótima atividade para adultos e, em criança, promove um melhor desenvolvimento do cérebro.

Estudos também sugerem que a escrita à mão tem poderes terapêuticos. Já vários autores investigaram sobre os benefícios da escrita expressiva para ajudar a ultrapassar traumas, depressões, e até para ajudar a controlar a dislexia. No geral, é sempre uma boa forma de se libertar do stress e esvaziar a mente.

New Call-to-action

Tópicos: Galp, lifestyle, dia mundial da escrita à mão

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!