Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

Já conhece estas dicas para poupar combustível?

18.1.2019 por Maria Beatriz Silva

Já conhece estas dicas para poupar combustível?

Atestar o carro ajuda a poupar? O sistema start/stop poupa combustível? Ter o ar condicionado ligado gasta mais? Desmistifique estas e outras questões e poupe mais em combustível.

Poupar nem sempre é uma tarefa fácil, muito menos quando os preços dos combustíveis estão constantemente a aumentar. Este ano incorpore estas dicas da LeasePlan, poupe no combustível e guarde mais dinheiro para as suas viagens.

#1 - Poupe ao abastecer

Antes de uma condução eficiente, há que poupar ao abastecer. Procure na sua app Galp EvoDriver os postos Galp mais próximos e com os melhores preços para atestar o seu veículo. Ao atestar, não só vai diminuir o número de deslocações para abastecer, como também vai reduzir a possibilidade de evaporação do combustível dentro do depósito. Atestar em temperaturas mais baixas (de manhã ou à noite) também o ajuda a poupar, pois o combustível ocupa menos volume.

#2 - Durante a condução

Não há dúvidas: o "pé no acelerador" é o que mais consome combustível. Se o seu veículo e a estrada o permitirem, evite usar o acelerador ao arrancar evite gastar até 90lt de combustível por cada 100km. Ao longo da condução, mantenha uma velocidade moderada que lhe permita uma ter uma velocidade constante e evitar o "pára-arranca". Uma condução estável é mais segura e pode ajudar a poupar até 35% de combustível.

Não sobrecarregue o seu carro. Por cada 50kg de carga, o consumo pode aumentar até 3%.

Evite também ligar o ar condicionado, uma vez que este pode representar até 20% do gasto em combustível. Ter uma janela aberta será a sua melhor opção até aos 80km/h (só a partir desta velocidade é que o atrito gerado obriga o carro a um esforço superior ao de ligar o ar condicionado).

#3 - Paragens e estacionamento

Segundo a CNN, um automóvel quente gasta muito pouco ao "dar à chave", já um automóvel parado durante cinco minutos pode gastar tanto combustível como percorrer 4km. Por isso, sempre que parar, desligue o carro. Ah, e se tiver sistema start/stop, fique a saber que está a poupar até 15% do combustível!

#4 - Manutenção

Os pneus vazios criam mais atrito, o que pode aumentar até 6% os seus gastos em combustível. Verifique sempre a sua pressão e faça uma manutenção regular a todo o veículo para localizar outras possíveis fontes de gastos desnecessários. A manutenção regular também o pode ajudar a produzir menos 50% de emissões poluentes.

New Call-to-action

Fonte: LeasePlan

Tópicos: Galp, poupar no combustível, formas de poupar no combustível, Galp Evodriver

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!