Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

Hábitos que aumentam o consumo de combustível

18.6.2019 por Maria Beatriz Silva

Hábitos que aumentam o consumo de combustível

Já se perguntou se o seu veículo consome mais combustível do que é suposto?

Pequenas ações podem fazer a diferença. Por exemplo, sabia que fechar os vidros sempre que se circula acima dos 80km/hora permite reduzir a resistência do ar e, consequentemente, poupar combustível? 

Faça o teste aos hábitos que aumentam o consumo de combustível e descubra como evitá-los:

#1 Utiliza o veículo para percorrer curtas distâncias?

Ao ligar o carro o motor ainda está frio, pelo que utiliza mais combustível nos momentos de arranque até este alcançar a temperatura ideal. Além do maior consumo verificado durante os primeiros minutos de condução, as emissões de gases poluentes também são superiores neste iniciar da marcha.

Desta forma, sempre que os destinos forem relativamente perto, evite usar o carro. E andar a pé faz bem à saúde!

#2 Conduz a alta velocidade? 

Se costuma andar com o "pé a fundo" saiba que, quanto maior a velocidade, maior é o consumo de combustível, porque a resistência exercida pelo ar aumenta.

De acordo com a Energy Saving Trust, conduzir a uma velocidade de 140 km/h implica consumos 25% superiores do que a 110 km/h. Por outro lado, as acelerações bruscas também são mais exigentes para o motor, aumentando o gasto de combustível.

Acelere de forma progressiva até à velocidade que pretende atingir e troque de mudança de forma a não exigir tanto esforço do motor, reduzindo consumos e emissões poluentes.

#3 Desliga o motor do carro quando está parado?

Muitas vezes deparamo-nos com situações de pára-arranca ou paragens curtas em que não pensamos desligar o carro. Pois bem, sabia que se mantiver um carro parado, mas ligado, pode gastar até dois litros de combustível por hora?

Se o seu carro ainda não tem sistema Start/Stop, é recomendável que desligue o motor, caso tenha que ficar parado num congestionamento por vários minutos.

#4 Transporta carga desnecessária?

Quanto mais peso transportar, mais “trabalho” dará ao motor do seu veículo. Verifique se existe carga desnecessária dentro do seu automóvel e, em caso afirmativo, retire-a.

#5 Tem em atenção o estado dos pneus?

A pressão dos pneus é muito importante para a estabilidade do carro. Quando baixa, não só a segurança da condução fica comprometida como a resistência em contacto com a estrada aumenta, sendo maior o esforço do motor e, consequentemente, o consumo de combustível.

#6 Faz manutenções regulares?

Uma manutenção periódica e preventiva evita problemas e possibilita grandes poupanças a longo prazo. Por exemplo, permite-lhe resolver e/ou prevenir as seguintes situações:

  • Filtros de ar sujos ou bloqueados que condicionam o fluxo de ar para o motor e, por consequência, o seu rendimento;
  • Óleos ou lubrificantes de má qualidade e fraco desempenho que provocam o aquecimento do motor;
  • Velas, tubo de escape, cabos de ignição ou sistema de injeção de combustível em mau estado que desregulam o funcionamento do motor.

#7 Tem em atenção o tipo de combustível?

A maioria dos fabricantes recomenda a utilização de combustíveis aditivados para um melhor funcionamento do motor e redução de emissões poluentes.

Líder na distribuição de combustíveis em Portugal, a Galp disponibiliza combustíveis seguros e de qualidade superior. Com aditivos que melhoram a performance e que protegem o motor do seu carro, garantindo uma maior poupança em relação aos combustíveis simples: apresentamos-lhe os combustíveis Evologic – a espécie mais avançada de combustível.

Já acredita que a forma como conduz e a manutenção do seu veículo podem gerar mais poupança no final do mês?

Tópicos: Galp, formas de poupar no combustível

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!