Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

Há alguns dias celebrámos o Dia Internacional da Família!

15.5.2019 por Maria Beatriz Silva

Esta semana celebrámos o Dia Internacional da Família!

Vamos programar a próxima viagem? Na semana em que se comemora a família, sugerimos uma viagem até ao Estuário do Sado. 

Foi em 1993 que o dia 15 de maio foi proclamado, pela ONU, como Dia Internacional da Família, tendo como foco o papel fundamental desta instituição na sociedade.

Este ano o dia calhou numa quarta-feira que, por ser um dia de semana, limitou um pouco as comemorações. Propomos que faça uma viagem em família. O destino? O Estuário do Sado!

Rumo à Reserva Natural do Estuário do Sado

Antes de desaguar em Setúbal, o rio Sado percorre 180km de planícies alentejanas a partir da sua nascente na Serra da Vigia. O seu Estuário forma-se próximo de Alcácer do Sal tratando-se de “uma zona húmida muito fértil onde a paisagem é marcada pelos arrozais, cultivados em tabuleiros, e pelos ninhos de cegonhas brancas, empoleirados nas torres das igrejas ou nos postos de eletricidade”.

Sabia que o Estuário do Sado está identificado como área protegida e área chave de biodiversidade na lista de “áreas com importância para a biodiversidade abrangidas pela Galp”? As cegonhas, por exemplo, são uma das espécies protegidas nesta reserva natural. Estes pássaros de ímpar elegância escolhem sempre lugares altos para construírem os seus ninhos.

No Estuário do Sado a paisagem é de cortar o fôlego. A Terra encontra e funde-se com o mar e ficamos perante “um troço de rio, sapais, bancos de vasa e areia, salinas - maioritariamente desativadas, praias e dunas costeiras, bem como montados, pinhais e áreas agrícolas”.

Também existem “pegadas humanas” a visitar, testemunhos da presença do Homem no passado, como fornos romanos localizados na herdade do Pinheiro, a feitoria fenícia de Abul ou o complexo de salga romana situado nas imediações de Tróia.

Como chegar? 

O Estuário do Sado é de grandes dimensões, abrangendo os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Palmela e Setúbal.

Para chegar ao Estuário do Sado a partir de Setúbal, basta que siga pela Estrada Nacional 10 em direção a Alcácer do Sal. Depois, vire na indicação “Moinho da Mourisca” e siga as indicações até chegar ao Moinho de Maré da Mourisca.

Se o fizer a partir de Alcácer do Sal para aceder à área sul da reserva, deve optar por fazer o percurso pela N253 em direção à Comporta, virando quando surgir uma saída na direção da aldeia da Carrasqueira.

Agora é mais fácil planear a sua viagem em família

Através da app Galp EvoDriver pode planear facilmente as suas viagens de carro, verificando onde se encontram os postos de abastecimento ao longo do seu percurso, através de um mapa interativo. 

Fique a par do preço do combustível, marque os seus postos favoritos e avalie a sua experiência!

Tópicos: Galp, viagens, Dia Internacional da Família, Esturário do Sado

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!