Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

Descubra 5 road trips imperdíveis

9.8.2018 por Raquel Neves

Descubra 5 road trips imperdíveis para este verão

Uma road trip é ideal para conhecer as singularidades de cada local, tanto em Portugal como no mundo. Com roteiro já traçado ou indo à descoberta, uma road trip é a opção de verão perfeita para quem gosta de aventuras e novidades ao virar da esquina. 

#1 Portugal - Estrada Nacional 2

A mítica estrada portuguesa que atravessa o país de lés-a-lés, de Chaves (Km 0) a Faro (Km 738,5). No início do percurso, visite Vidago para contemplar o palácio, bom presságio para a viagem. Segue-se Vila Real com paisagens verdejantes até Peso da Régua e à região do Douro. Em curvas e contracurvas, seguimos até à zona mais granítica do país. Lamego e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios são paragens obrigatórias. Depois da Sertã, está Vila de Rei, centro geodésico de Portugal, em plena Serra da Melriça. Siga rumo ao Alto Alentejo. Agora, o caminho faz-se em retas a perder de vista até Castro Verde e Almodôvar. Nos últimos 60 km da viagem encontra um troço recuperado e classificado em 2003 como Património Cultural. Com percurso pelo interior da Serra do Caldeirão até à capital algarvia, para um merecido mergulho e descanso da viagem.

#2 Sul de França 

França é dos países mais acolhedores na estrada, nas zonas metropolitanas ou em plena serra. Iniciemos viagem em Nîmes, cidade histórica com coliseu romano. A caminho de Avignon, com o Palácio dos Papas como principal atração, contemple os campos de lavanda que se perdem no horizonte. Visite o Mosteiro de Cister e a destilaria. Em direção a Aix-en-Provence, faça paragem obrigatória em Gorges du Verdon, o “Grand Canyon europeu”. No Parque Natural, encontramos uma das mais belas aldeias de França, Moustiers-Sainte-Marie, com um mosteiro na rocha, em altitude.
Agora em direção ao mar, a rota é Marselha, para ver os jardins de Longchamps, Basílica de Notre-Dame de la Garde, e outros pontos de interesse. À beira-mar, entramos na Riviera francesa pela D559 em Saint Tropez. Seguimos por Saint-Raphaël, Cannes, Antibes até Nice. Aqui, a estrada é paralela ao Mediterrâneo, sob pinheiros e flora característica, onde cada enseada ou praia convida a um mergulho e a apreciar a vista. Já que está por perto, aproveite o desafio de visitar o Mónaco.

#3 Pirinéus 

Para os apreciadores de montanha, os Pirenéus do lado de Espanha são boa opção. De Portugal, rume a Salamanca e Valladolid. Aqui, pode seguir por Burgos e Pamplona ou ir em direção a Soria. Seguir até Sabiñanigo, passando por reservas e parques naturais. Visite as estâncias de ski de Jaca, Astún e Cananchú. A partir de Sabinãnigo, siga para leste em busca do Monte Perdido com o cume a mais de 3.350 m de altitude. Aproveite as inúmeras rotas na Reserva e Parque Natural de Ordesa e Monte Perdido com acesso a cascatas, lagos, rios, albufeiras, vales e montanhas verdes com neve no topo. Em direção a Huesca, visite a catedral gótica do séc. XIII, as ruas, igrejas e palácios. Na zona circundante, procure o Castillo de Loarre, castelo romântico do séc. XI, considerado o mais bem conservado da Europa, ou visite o Parque Natural de la Sierra y Cañones de Guara. Nestes caminhos vai sempre descobrir algo único, como o Santuário de TorreCiudad, com beleza, luz e cores, no meio dos verdes da serra. De regresso, siga em direção a Madrid via Zaragoza. Nestas cidades tem uma oferta variada de pontos históricos e de interesse para visitar.

#4 EUA - Route 66

A icónica estrada que atravessa os EUA desde a costa Leste à costa Oeste. Inaugurada em 1926 e batizada de “The Mother Route”, tem quase 4.000 Km desde Chicago até Los Angeles, passando pelos estados do Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México e Arizona. Uma rota com cenários típicos de filmes americanos, com motéis de beira de estrada, painéis em néon, cowboys e lojas de souvenirs características. A estrada cruza o rio Mississippi, Deserto Pintado do Arizona, Parque Nacional da Floresta Petrificada, planícies, barragens, e outros locais de grande beleza natural. Com o Grand Canyon bem perto, aproveite para pernoitar. Antes de chegar a Santa Mónica para um merecido banho no Oceano Pacífico, reserve uns dias para visitar a excêntrica Las Vegas. Siga caminho para Pasadena e Los Angeles, com a inevitável Hollywood ou a luxuosa Beverly Hills, entre outros pontos de interesse.

#5 Austrália – Great Ocean Road

Para os apaixonados pelo mar. Paisagens de tirar o fôlego, de Melbourne até Adelaide. Desde Torquay, Bells Beach (para os amantes do surf), à vila piscatória de Lorne ou às escarpas dos 12 Apóstolos, para contemplar um nascer do sol no Oceano Antártico. Prosseguindo a viagem para oeste, observe coalas selvagens em Kennet River. Mais a sul, encontra o farol mais antigo da Austrália, no cabo Otway. Visite também o Otway National Park, uma floresta repleta de caminhos entre árvores altas e cachoeiras. Siga na estrada até Port Campbell National Park para trilhos na falésia e desfiladeiros. Visite a London Bridge, a Baía das Ilhas e a Costa do Naufrágio. Nesta zona, dependendo da altura do ano, pode ter a sorte de avistar baleias-francas, colónias de focas, golfinhos e tubarões. 
Continue caminho para observar as águas azuis de Bridgewater Bay. Veja Mount Gambier, e um vulcão extinto cercado de lagos, cavernas com fósseis de marsupiais gigantes. Conheça o histórico farol de Cape Jaffa e passeie de canoa pelas lagoas de água salgada de Coorong. Desfrute ainda de um vinho nesta zona vinícola. Já em Adelaide, visite a Kangaroo Island. Se optar por continuar a aproveitar a beleza deste continente, tire mais uns dias de férias e apanhe o comboio “The Ghan” em Adelaide, que atravessa o continente até Darwin, no norte. Desça depois pela costa leste para apreciar os famosos recifes de coral. 

Se está a pensar fazer-se ao asfalto este Verão, aproveite os Kms adicionais que a espécie mais avançada de combustível lhe pode dar!

Tópicos: Galp, Portugal, Great Ocean Road, Route 66, Sul de França, Estrada Nacional 2, Road Trip, lifestyle

Raquel Neves

Publicado por Raquel Neves

Nascida em Lisboa, com sentido pragmático muito presente, vê na criatividade uma forma de vida. Voltada para os números mas com tendência para as letras, vê na música , no mar e na vida uma fonte de inspiração para o dia-a-dia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!