Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

Carnaval não é sempre igual. Conhece as tradições que há pelo mundo?

1.3.2019 por Raquel Neves

Carnaval não é sempre igual. Conhece as tradições que há pelo mundo?

O Carnaval é celebrado por todo o mundo e cada país (às vezes cada cidade) tem a sua história, festejos e tradições. 

Um pouco por todo o mundo há quem comemore o Carnaval. Aproveitando os diferentes tipos de festas, e gostos, há quem goze esta festividade em pleno e quem, não tão fã, parta apenas nuns dias de férias para longe da confusão. Mas na realidade, de onde vem esta tradição?

Não se sabe ao certo onde surgiu. Há evidências de comemorações do género desde a Grécia antiga, onde era costume dar as boas-vindas à primavera e à fertilidade. Da Grécia terá chegado a Roma onde, nos primeiros séculos da era cristã, se comemorava o “carna vale”, ou seja o “adeus à carne”. Sendo o Carnaval o último dia antes do início da Quaresma, era o dia em que podiam comer carne antes dos 40 dias de jejum até à Páscoa. A partir daqui, a tradição espalhou-se por vários países e, com a era dos Descobrimentos, ganhou expansão a nível mundial.

Deixamos aqui algumas das maiores festividades pelo mundo, todas diferentes entre si, mas cada uma com o seu encanto:

#1 Carnaval do Rio de Janeiro

Pensa que o Carnaval no Brasil é comemorado da mesma forma em todo o país? Está enganado. Se em determinadas cidades se vive o espírito das brincadeiras de rua e de fantasias díspares, é no Rio de Janeiro, principalmente, que imperam os famosos desfiles das escolas de Samba com os seus carros alegóricos no Sambódromo.

#2 Carnaval de Veneza

Muito diferente do Carnaval brasileiro, neste o elemento principal é a máscara. Já no séc. XIII, a nobreza utilizava máscaras para se disfarçar e poder andar pelo meio do povo. Sob a máscara do anonimato, os venezianos podiam ser e fazer o quem quisessem naquela época do ano. Em Veneza o Carnaval é um regresso ao passado comemorado com os bailes de gala, máscaras e fantasias a rigor nos salões e desfiles pela Praça de São Marcos.

#3 Carnaval de Nova Orleães

Influências francesas e africanas, com o jazz como música de fundo, Nova Orleães enche-se de americanos e turistas de todo o mundo para comemorar o Mardi Gras (terça-feira gorda). Na rua, uma festa roxa, verde e dourada que simboliza respetivamente, a justiça, a fé e o poder, há máscaras, carros alegóricos e muita música e folia. A cidade fica repleta de alegria e animação constante! Também é tradição dividir com amigos e familiares o King Cake (Bolo do Rei) e, segundo dita a tradição, a sorte vai "bater à porta" de quem ficar com o bebé de plástico colocado no meio do bolo.

#4 Carnaval da Galp

Pois é... em 1994, a Galp produziu o filme publicitário "Monstros"! É uma paródia às personagens míticas da noite, onde lobisomens e vampiros comunicam o serviço 24 horas dos postos de abastecimento Galp. Foi uma produção inesquecível, onde predominaram os efeitos especiais, e que gerou bastante visibilidade para a marca.

Relembre outros vídeos publicitários no site dos 40 anos Galp

Não festeja o Carnaval? Não faz mal, use o pretexto da época para ir passear com amigos ou em família e fugir da azáfama do dia a dia!

Tópicos: Galp, lifestyle, Carnaval

Raquel Neves

Publicado por Raquel Neves

Nascida em Lisboa, com sentido pragmático muito presente, vê na criatividade uma forma de vida. Voltada para os números mas com tendência para as letras, vê na música , no mar e na vida uma fonte de inspiração para o dia-a-dia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!