Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

Animal a bordo? Transporte-o de forma segura

20.9.2019 por Maria Beatriz Silva

Animal a bordo? Transporte-o de forma segura

Tem um ou mais amigos de quatro patas? Saiba como transportar o seu fiel companheiro de aventuras em segurança!

Apesar de ser comum vermos animais à janela do veículo ou à solta dentro do mesmo, sabemos que isto constitui um perigo não só para ele, mas para todos os que circulam no automóvel. Isto porque a visibilidade e condução são postas em causa nestas situações. Além disso, em caso de acidente, o animal pode acabar por ser projetado para fora do veículo.

Segundo a legislação, "o transporte de animais deve ser efetuado em veículos e contentores apropriados à espécie e ao número de animais a transportar tendo em conta o espaço, ventilação, temperatura, segurança e fornecimento de água de forma a salvaguardar a proteção dos mesmos e a segurança de pessoas e outros animais”.

No Código da Estrada, artigo 56º, os animais são considerados como carga pelo que o seu transporte deve reger-se pelas regras aplicadas à mesma - de forma a não prejudicar nem comprometer a segurança da condução. Para casos de incumprimento a multa vai dos 60 aos 600 euros. É importante referir que o Código da Estrada poderá sofrer alterações, em consequência do novo estatuto jurídico dos animais, aprovado na Assembleia da República.

Então, quais as formas corretas de transportar um animal?

#1 Caixas transportadoras

Apesar de existirem várias, as caixas transportadoras são o método mais seguro para o transporte de animais de estimação. Opte por prender a caixa com o cinto no banco traseiro, ao invés de deixá-la simplesmente no chão, garantindo maior segurança e estabilidade ao animal.

#2 Bagageira com grelha divisória

Esta é uma boa dica para os donos de cães de grande porte! Os amigos de quatro patas podem ser transportados na mala do carro, se existir espaço suficiente e se for aplicada uma grelha divisória, que faça (como o nome indica) a divisão do espaço entre a mala e o habitáculo do automóvel.

#3 Cintos de segurança

Sabia que existem cintos de segurança próprios para patudos? É uma forma segura de prender o animal ao banco, “apertando” nas áreas do peito e coleira, estabilizando a coluna do cão e evitando o estrangulamento, em caso de acidente.

Não se esqueça de fazer paragens durante a viagem. Não só os donos, mas também os amigos de quatro patas apreciam estes momentos para descomprimir da viagem (e fazerem as suas necessidades).

Nas áreas de serviço Galp e junto às zonas de restauração encontra zonas de recreio e lazer, bem como instalações sanitárias.

Boa viagem! 🐕

Tópicos: Galp, transporte de animais

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!