Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

A última viagem do verão é a Peniche!

5.9.2019 por Maria Beatriz Silva

A última viagem do verão é a Peniche!

Aproveite a subida da temperatura para gastar os últimos cartuchos do verão com uma viagem a Peniche.

No distrito de Leiria, no litoral, existe uma cidade que não passa despercebida – um destino de férias cada vez mais procurado por amantes da natureza, de praia, de desportos aquáticos e até de história.

Prepare o seu veículo – a última viagem do verão é rumo a Peniche!

Escolhida pelo jornal britânico "The Guardian", no ano passado, como uma das 12 melhores cidades costeiras do sul da Europa, Peniche é reconhecida essencialmente pelo Baleal, o surf e a ilha das Berlengas.

Mas além das praias, Peniche oferece uma experiência fora do mar. Ali pode encontrar museus e monumentos que simbolizam a história da cidade.

O centro histórico é o ponto de paragem obrigatório. Visite o Forte de Peniche construído no século XVI, o Forte da Consolação e o Forte das Berlengas. Conheça também o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e as Igrejas de São Pedro e da Misericórdia.

Por outro lado, a boa gastronomia faz as delícias dos visitantes. Inspirada essencialmente em pratos de peixe com cheiro a maresia, não fosse a cidade um dos maiores pontos de pesca tradicional do país. Sugerimos que experimente o arroz de marisco, a caldeirada e a sardinha assada. Acompanhe a refeição com vinho da região e não se esqueça de provar, também, um doce típico, como um “Amigo de Peniche” ou, quem sabe, um doce de amêndoa.

O mar e as praias de Peniche

As praias de Peniche são o maior cartão de visita da cidade. A baía do Baleal ou a da Consolação são ideais para passar uns dias de praia tranquilos antes da transição para as rotinas e prazos a cumprir.

Se for fã de desportos aquáticos, estará no sítio certo. As ondas são grandes na costa Oeste do país, atraindo surfistas de todo o mundo. A Praia de Medão Grande, ou “Supertubos” como é conhecida, é muito famosa exatamente pelas suas ondas.

Já a ilha das Berlengas que é Reserva Natural, só pode ser alcançada de barco. Ali a água é translúcida e repleta de vida (flora e fauna).

Planear a viagem

Chegar a Peniche, vindo de qualquer parte de Portugal, é fácil! Basta seguir as indicações/rotas disponíveis no site da Câmara Municipal ou contar com o apoio do GPS.

Se precisar de combustível saiba que na cidade de Peniche existem três postos de abastecimento Galp. Encontre aqui os postos  de abastecimento existentes no seu destino ou percurso ou instale a app Galp EvoDriver para fazer a sua pesquisa num mapa interativo.

Planeie tudo com antecedência e boa viagem!

Tópicos: Galp, viagens, peniche

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!