Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

5 praias fluviais portuguesas que não pode perder este verão

30.8.2019 por Maria Beatriz Silva

blogpost-5praiasfluviais

Portugal tem algumas das praias fluviais mais bonitas do mundo. Pegue no carro, na família ou nos amigos e deixe-se encantar.

No verão, muitos portugueses optam por apanhar banhos de sol e rio nas praias fluviais. Há imensas e de uma beleza inacreditável.

De norte a sul, selecionamos cinco que lhe damos a conhecer.

Primeira paragem: Adaúfe (Braga)

Em plena paisagem natural, no Rio Cávado, encontramos uma ampla extensão de areia, cerca de 200 metros. Estamos na Praia fluvial de Adaúfe que é vigiada durante a época balnear. Lá encontrará uma zona de relva equipada para piqueniques - um parque de merendas com assadores e mesas.

Gosta de percursos pedonais? Eis o local ideal para caminhar ou correr! Além disso, se é fã de exercício físico ou desportos de grupo este também é o local ideal para si pois é possível exercitar-se num campo de fitness, alugar gaivotas, praticar canoagem e desportos radicais, jogar vólei, etc.

Se gosta de ver apreciar “coisas antigas” saiba que nesta zona existe um moinho e um engenho para elevação de água e rega dos campos agrícolas adjacentes.

 

Segunda paragem: Loriga (Seia)

Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela encontra a praia fluvial da Loriga. Localiza-se mais precisamente em Seia, a 179 quilómetros do Porto.

Esta praia, a única no país que assenta sobre um glaciar, é uma boa sugestão para o Verão, possibilitando que conheça uma Serra diferente do postal com o frio e neve que a caracteriza.

A paisagem é ímpar e as águas puras, juntamente com um parque de merendas, um bar, um parque infantil e boas instalações sanitárias (que incluem balneários) fazem da praia fluvial de Loriga, uma das melhores do país.

 

Terceira paragem: Agroal (Ourém)

A praia fluvial do Agroal situada em Ourém atrai anualmente muitos habitantes locais e também turistas, apesar de a água ser, segundo dizem, muito fria por estas bandas.

Na maior nascente do rio Nabão, esta praia conta com uma área de lazer cuidada onde existe uma cafetaria (Cafetaria do Agroal), aberta durante a época balnear onde pode beber ou comer algo sentado na esplanada e com uma vista de cortar a respiração. Tem também balneários à disposição dos visitantes.

 

Quarta paragem: Cardigos (Mação)

Apanhe a ligação entre Cardigos e o lugar dos Vales para chegar à praia de Cardigos. Em Mação, a 176 quilómetros de Lisboa, esta praia fluvial tem tudo o que é preciso para fazer as delícias dos visitantes, no Verão.

Parque de merendas com duas churrasqueiras cobertas, área relvada para estender a toalha, um bar e boas instalações, sob o olhar atento do nadador salvador que vigia a praia nesta época do ano são razões mais do que suficientes para dar um saltinho a Cardigos.

Sabia que a praia fluvial de Cardigos ganhou, em 2013, a Estrela do Médio Tejo na categoria Património Natural – Praias Fluviais?

 

Última paragem: Pego Fundo (Alcoutim)

Chegamos agora a sul do país – ao Algarve – e dirigimo-nos à fronteira com Espanha, onde, precisamente a 94 quilómetros de Faro vamos encontrar a praia fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim.

Se é fã de atividades ao ar livre é muito provável que essa praia conquiste a sua atenção. Ali pode jogar voleibol, por exemplo, ou fazer outros desportos.

As árvores proporcionam boas sombras para relaxar, ler ou até dormir uma sesta; o parque de merendas convida a piqueniques, o areal é ideal para bronzear e a água (não muito fria) apela ao mergulho.

 

Pronto para iniciar a viagem?

Antes disso, não se esqueça de abastecer o depósito num dos postos Galp, espalhados pelo país.

Descubra também 5 road trips imperdíveis e boas férias!

 

 

Tópicos: praias fluviais

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

New Call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!