Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

4 cuidados a ter este outono, quando conduzir

17.10.2018 por Maria Beatriz Silva

4 Cuidados a ter este outono quando consu

O outono não é só pisar folhas e comer castanhas assadas! Depois do verão, as mudanças de temperatura e as primeiras chuvas pedem uma condução mais atenta. O seu carro está pronto? E a sua condução?

1. Proteja-se

Uma condução preventiva é essencial todo o ano e se ainda não a pratica, então o outono é a melhor altura para começar. Com as primeiras chuvas o piso torna-se mais escorregadio, e as folhas molhadas no chão ajudam a torná-lo muito mais propício a derrapagens e aquaplanagens. Modere a velocidade, aumente a distância de segurança e evite travagens bruscas para se proteger a si, quem estiver consigo no carro e os outros automobilistas.

2. Certifique-se de que vê...

Os dias estão cada vez mais curtos, muitos começam com alguma nebulosidade ou nevoeiro logo pela manhã e estes por vezes estendem-se ao longo do dia. Estas condições, bem como a chuva, reduzem a luminosidade, por isso é importante que evite manobras com pouca visibilidade (cuidado especial com as ultrapassagens). Certifique-se também de que tem o para-brisas bem limpo (atenção ao líquido de limpeza) e desembaciado, troque as escovas do limpa-para-brisas e mantenha os retrovisores sempre ajustados ao seu campo de visão.

3. ...e é visto!

Da mesma forma, outros condutores podem não o ver bem, o que nos leva novamente à importância da condução defensiva. Vai precisar de ligar os médios com muito mais frequência do que no verão, dada a falta de luminosidade, e não se esqueça de sinalizar todas as suas manobras. Se andar de mota, é recomendável que use roupas coloridas e que circule no centro da via.

4. Leve o seu carro à revisão

Depois de um verão quente e várias centenas de quilómetros, o seu carro pode já estar a precisar de uma revisão. Além disso, com o frio, os pneus têm tendência a perder pressão, o que também reduz a aderência ao piso e aumenta o consumo. Controle o estado da bateria e assegure-se que se mantém seca e limpa. 

 

Siga as nossas dicas e não deixe de passear durante esta e outras estações, sempre em segurança.

 

Estas dicas foram úteis? Deixe as suas recomendações nos comentários!

Tópicos: Galp, mobilidade, outono, condução preventiva, cuidados na condução

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

App EvoDriver_v2

Deixe-nos a sua sugestão de tema!