Mais Energia

Conselhos cheios de energia para
um dia-a-dia mais seguro e económico.

Galp

13 Dicas para deixar a preguiça de lado

20.11.2019 por Maria Beatriz Silva

13 Dicas para deixar a preguiça de lado

Diga não à preguiça e à procrastinação. É hora de mudar alguns hábitos e tornar-se mais dinâmico no seu quotidiano.

Idealmente, as nossas decisões são saudáveis: beber sumos verdes, praticar desporto, iniciar hobbies, concretizar aqueles projetos com que sempre sonhámos. No entanto, damos connosco demasiadas vezes a procrastinar em frente à televisão, a navegar inutilmente no computador ou a fazer scroll nas redes sociais durante horas a fio. Pointless! ⌛
 

Os maus hábitos, como a preguiça e a procrastinação, podem constituir-se de diversas formas e assumir expressões únicas. Interessa pensar como surgem, porque os repetimos se não são benéficos e ter em mente que combater hábitos prejudiciais exige energia, determinação e disciplina. Sabia que estes hábitos podem ter consequências negativas como sentimentos de insatisfação, incapacidade e até ansiedade? Procrastinar interfere definitivamente com a nossa serenidade interior, com o trabalho e até com as nossas relações sociais.

A Galp reuniu 13 métodos que podem ajudar a criar hábitos mais dinâmicos e de autocontrolo:

#1 Estabelecer um objetivo 

Um objetivo vago não é motivador, fica aquém do imediato, permanece como uma intenção ou desejo. Se conseguir estabelecer uma ideia estruturada, facilmente dará os primeiros passos.

#2 Determinar algo possível


Uma meta muito elevada será certamente desapontante, pois é improvável que possa ser cumprida. Divida o seu objetivo, por mais detalhado que seja, em pequenas e realistas tarefas.

#3 Organizar o tempo

Provavelmente o conceito mais complexo, com tendência a ser erradamente avaliado. Agendar intenções a longo prazo pode ser arriscado, pois com o tempo "mudam-se as vontades". Inclusivamente, ignoramos o tempo presente e as suas oportunidades.

#4 Considerar os progressos

A concretização absoluta pode ser difícil de alcançar, portanto todos os objetivos cumpridos devem ser sinónimo de bem-estar e satisfação. Identificar pequenas realizações pode ser muito compensatório e reduzir algumas tensões.

#5 Alternar objetivos com atividades lúdicas

As atividades capazes de diminuir a ansiedade são: fazer exercício ou praticar algum tipo de desporto específico, ler, ouvir música, passar tempo com a família ou amigos, receber massagens, passear na natureza, meditar, ou praticar uma atividade criativa. Tranquilo e satisfeito, terá certamente ânimo para novas concretizações.

#6 Acordar cedo e fazer uma lista do que tem para fazer

Disciplina é algo imprescindível quando se quer atingir uma meta. Levantar cedo é o primeiro hábito a cumprir, assim tem mais tempo para as suas obrigações. O mais cedo possível, anote as tarefas importantes para o dia que tem à sua frente. Isto ajudará a diminuir o stress.

#7 Comer bem

Um dos sinais de uma vida desorganizada é a má alimentação. As pessoas organizadas fazem compras orientadas e definem as refeições da semana. Além disso, uma boa nutrição é essencial para um melhor desempenho diário.

#8 Preparar-se para o dia seguinte

A correria matinal é quase inevitável. Tire uns minutos antes de se deitar para preparar o dia seguinte, se tiver filhos componha a lancheira dos miúdos, a sua marmita, o saco para o ginásio e evite o stress logo pela manhã.

Caso não tenha mesmo tempo de preparar a marmita, não deixe de considerar as opções da loja Tangerina. Nas lojas Tangerina e Tangerina Caffé da Galp não falta qualidade, frescura e conveniência em tudo o que está exposto.

Para agilizar a sua manhã, não deixe de separar a roupa que vai vestir. É menos uma coisa em que pensar assim que acorda!

#9 Arrumar as divisões antes de sair

O que deixar desarrumado de manhã, à noite vai dar-lhe uma dor de cabeça (e vice-versa). Organize as almofadas do sofá, não deixe louça espalhada na cozinha: faz toda a diferença acordar ou chegar a casa e tê-la arrumada.

#10 Cuidar do seu corpo

É importante conseguir sempre tempo para fazer exercício físico ou quaisquer outras atividades de cuidado pessoal.

#11 Dar valor ao tempo

A gestão do tempo é a chave para uma maior produtividade e menos procrastinação. Não deixe para amanhã. Assim só vai acumular trabalho e mais tarde arranjar preocupações. Faça o que tem para fazer e não perca tempo.

#12 Ter atenção ao seu espaço de trabalho

Tenha na sua secretária apenas aquilo de que precisa para trabalhar. Livre-se dos papéis espalhados de que já não necessita, evitando distrações no seu espaço de trabalho.

#13 Descansar mais

Não confunda preguiça com necessidade de descanso. As pessoas organizadas sabem ouvir o corpo e a mente e assumem que precisam de descansar. O descanso é essencial e o corpo exige-o. Além disso, é importante para que seja mais produtivo e menos stressado.

Diga adeus à preguiça e viva com mais ENERGIA 🔋

Tópicos: Galp, Dia Internacional da Preguiça

Maria Beatriz Silva

Publicado por Maria Beatriz Silva

Fã de road trips pelas terras de Portugal e além fronteiras, não dispensa uma boa dica para poupar e tirar o maior partido das suas viagens, sempre em segurança. Contribui regularmente para o blog Mais Energia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action

Deixe-nos a sua sugestão de tema!