Carro do Ano

E os candidatos a Carro do Ano em Portugal são…

14 dezembro 2018 11:49

23 Automóveis inscritos no Essilor Carro do Ano 2019

14 dezembro 2018 11:49

Já são conhecidos os candidatos para suceder ao Seat Ibiza como Carro do Ano em Portugal. No total são 23 automóveis divididos por seis classes. O Júri, composto por 19 jornalistas em representação de alguns dos mais importantes Órgãos de Comunicação Social portugueses, preparam-se, agora, para iniciar testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental são algumas das áreas de avaliação. Numa segunda fase, em meados de janeiro, ficaremos a conhecer os sete finalistas.

Inscritos no Essilor Carro do Ano 2019 por Categoria:

CITADINO DO ANO:

Audi A1 1.0 TFSI 116 CV

Hyundai i20 1.0 GLS T-GDi 100 CV

ECOLÓGICO DO ANO:

Hyundai Kauai EV 4x2 Electric

Mitsubishi Outlander PHEV

Nissan Leaf 40KWH

EXECUTIVO DO ANO:

Audi A6 40 TDI 204 CV

Honda Civic Sedan 1.5 182 CV

Peugeot 508 2.0 BlueHDI 160 CV

FAMILIAR DO ANO:

Citroën C4 Cactus 1.5 BlueHDI 120 CV

Honda Civic 1.6 5p 120 CV

Kia CEED 1.0 T-GDi 120 CV

Kia CEED Sportswagon 1.6 CRDi 136 CV

Volvo V60 D4 190 CV

GRANDE SUV DO ANO:

Hyundai Santa Fé 2.2 CRDi 200 CV

Volkswagen Touareg 3.0 TDI 231 CV

SUV COMPACTO DO ANO:

DS7 Crossback 1.6 Puretech 225 CV

Hyundai Kauai 4x2 1.6 116 CV

Hyundai Tucson 1.6 CRDi 116 CV

Mitsubishi Eclipse Cross 1.5 MIVEC 163 CV

Opel Grandland X 1.5 Turbo D 130 CV

Škoda Karoq 1.0 TSI 116 CV

Suzuki Jimny 1.5L 100 CV

Volvo XC40 FWD 1.5 156 CV

A criação de um galardão anual designado por “CARRO DO ANO” visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução.

O modelo premiado será distinguido com o título de “Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2019”, recebendo o respetivo representante ou importador o “Troféu Volante de Cristal”. Paralelamente, mantendo a generalidade dos seus pressupostos, será galardoado o melhor produto automóvel (versão) em segmentos distintos do mercado nacional.

Estes galardões contemplarão seis classes: Citadino, Familiar, Executivo, Grandes SUV, SUV’S Compactos e Ecológico. O vencedor de cada classe receberá o respetivo título e poderá ostentar a distinção de cada uma das seis classes mencionadas.

Referência, ainda, para o prémio Ecológico do ano. Uma distinção especial reservada a veículos com motores elétricos ou híbridos (que combinem motor elétrico e motor térmico). Em foco nesta categoria a eficiência energética, os consumos, as emissões e a autonomia homologados pela marca, tendo igualmente em atenção os consumos revelados durante o teste dos jurados, assim como a autonomia real numa utilização diária.

Os jurados estão prontos para realizar testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço, tecnologia, e sustentabilidade ambiental são algumas das áreas de avaliação. O formato deste ano reúne um júri composto por 20 jornalistas especializados, em representação da imprensa escrita, meios digitais, rádio e televisão, numa busca pela pluralidade de opiniões. Pela segunda vez, desde que existe o troféu, os três maiores canais de televisão portugueses SIC, TVI e RTP, integram o júri.

Prémio Tecnologia e Inovação

Para esta edição, a organização voltará a selecionar cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que serão apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final.

Votação do Público é novidade

O Essilor Carro do Ano 2019/Troféu Volante de Cristal estreia a participação do público na eleição do vencedor. O público será convidado a votar presencialmente, durante a exposição dos automóveis a concurso que irá decorrer no início de 2019. Cada participante recebe um boletim de voto onde constam todos os automóveis a concurso e coloca uma cruz no automóvel da sua preferência.

Quem será o sucessor do Seat Ibiza como sucessor do Carro do Ano em Portugal?

O grupo IMPRESA organiza a iniciativa – “Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2019”, através da SIC Notícias e do Expresso.