Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

Viagem da semana: rumo à Serra da Malcata!

20.11.2019 por Filipe Augusto Santos

Viagem da semana: rumo à Serra da Malcata!

A viagem desta semana leva-nos até à Reserva Natural da Serra da Malcata. Pronto para descobrir mais um recanto de Portugal?

Esta semana propomos-lhe que vá à descoberta da Reserva Natural da Serra da Malcata. Localizada na Beira Interior, trata-se de uma área protegida que abrange parte dos concelhos de Penamacor e Sabugal, fazendo fronteira com Espanha.

Pouco conhecida, é um dos lugares mais recônditos de Portugal, sendo uma excelente opção para passar algum tempo longe do frenesim da cidade.

Na Reserva Natural da Serra da Malcata pode observar várias espécies protegidas, desde répteis como o sapo-parteiro Ibérico, passando por aves como o Abutre Preto, o Cuco, o Papa-Figos, o Corvo, e até mamíferos como a lontra e o gato-bravo.

Uma vez lá, dirija-se ao Centro de Interpretação da Reserva, onde poderá obter toda a informação necessária para descobrir o melhor da Serra. A melhor forma de o fazer é a percorrer os diferentes trilhos e percursos existentes, alguns deles circulares, cicláveis e/ou pedestres.

Para já, a Galp dá-lhe algumas indicações de percursos:

#1 Percurso do Salgueirinho

Situado a sul da Reserva Natural da Serra da Malcata, dá-lhe a oportunidade de percorrer caminhos rurais e áreas semiabandonadas de pinhal, passando ainda pela quinta da Bazaguedinha.

Em relação aos acessos, existem duas alternativas:

  • A norte, chegue à Reserva através da A25/A23 – M570, saída de Caria, em direção a Meimoa e Carreira de Tiro de Penamacor (Base Tática);
  • A sul opte pela A23 e N233 - saída de Alcains – Penamacor e Carreira de Tiro de Penamacor.

#2 Percurso da Capela do Espírito Santo

Este percurso guia-o pelas encostas do Alto Côa. Com início numa zona ribeirinha do rio, segue por caminhos rurais passando também por áreas semiabandonadas de carvalhal e pastagens. Ao longo do caminho poderá aperceber-se de alguns vestígios do passado - como o uso do fogo, do pastoreio e do arado, numa paisagem em vários tons.

O acesso ao Sabugal, faz-se a norte a partir da A25 – N233 (Guarda - Sabugal) e a sul a partir da A23 – Caria – Sabugal. Para quem vem de Espanha, faz-se a partir de Vilar Formoso, Sabugal ou Foios.

#3 Percurso Sobreiral

Encontra-se localizado na zona Oeste da Reserva Natural da Serra da Malcata. Ao longo do percurso poderá observar, no mato, espécies famosas (flora) como a urze-vermelha, o rosmaninho, os sargaços, entre outras.

Já no que diz respeito à fauna, poderá observar aves aquáticas como o mergulhão-de-crista, o pato-real, as alvéolas-cinzentas e as alvéolas-brancas, a garça-cinzenta e a cegonha-preta.

Junte o útil ao agradável e visite ainda a zona balnear da Serra da Malcata, que encontrará ao longo deste percurso repleto de biodiversidade.

O acesso a este trilho tem também duas alternativas:

  • A norte pela A25 e N233 (Guarda – Sabugal): siga a N233 em direção a Penamacor, virando para Meimão e albufeira da ribeira da Meimoa;
  • A sul pela A23 e N 233 - saída de Alcains – Penamacor – Meimoa

Aventure-se em segurança e siga ainda as seguintes dicas de viagem da Galp:

  • Planeie a sua viagem até chegar ao destino, desde refeições a paragens em postos de abastecimento existentes durante o percurso;
  • Não se esqueça de verificar as previsões meteorológicas (é sempre melhor escolher um dia solarengo);
  • Escolha vestuário confortável;
  • Não se esqueça de levar consigo água, alimentos, protetor solar, e um impermeável (se for o caso);
  • Leve o telemóvel e um powerbank para estar sempre contactável e apto a utilizar estas apps e gadgets de viagens.

Bons percursos! 🗺️

Tópicos: Galp, Serra da Malcata

Filipe Augusto Santos

Publicado por Filipe Augusto Santos

Apaixonado pelo trabalho, e um verdadeiro entusiasta da cultura automóvel. Para este profissional, fazer todo-o-terreno para fugir à rotina citadina é um must-do! Quando o trabalho de gestor de marketing o permite, contribui para o blog Energy2Drive.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action
New call-to-action