Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

Tem o que é necessário para ser um bom líder?

20.9.2019 por Filipe Augusto Santos

Tem o que é necessário para ser um bom líder?

Faça o teste e descubra se tem as 7 principais características para se destacar no papel de líder.

Um bom líder é um exemplo a seguir. Destaca-se dos demais pelas suas características, postura, atitudes e comportamentos, devendo ter em atenção todas estas questões antes de tomar qualquer decisão. Por natureza, tem uma força para inspirar quem o rodeia e fazer com que todos remem na direção do sucesso.

Para se destacar no papel de líder, não basta liderar uma equipa, é necessário levá-las a atingirem os objetivos comuns da empresa e ter um papel ativo na criação de métodos de trabalho mais eficazes, cumprimento de prazos, partilha de conhecimento, resolução de problemas e incentivo ao crescimento profissional.

Tem dúvidas acerca do seu papel enquanto líder? Faça o teste e descubra se possui as características necessárias para uma liderança de excelência:

#1 Dedicação

Quer ter colaboradores empenhados no sucesso da empresa? Então, seja aquilo que espera que a sua equipa seja. O exemplo parte sempre de cima. Os grandes líderes são os primeiros a identificar o problema, mas, mais importante que isso, são os primeiros a "arregaçar as mangas" para procurar a solução ideal. A isso chama-se dedicação, empenho e força de vontade. Só assim é possível alcançar os resultados pretendidos.

#2 Partilha

Cabe ao líder partilhar as suas experiências, o seu percurso, os desafios que enfrentou e promover a troca de conhecimento entre colaboradores. Deste modo, consegue inspirar a sua equipa e transmitir a confiança necessária para que estes partilhem o mesmo consigo. Quando existe partilha, a comunicação flui naturalmente e uma relação de maior proximidade acaba por se criar. Conseguir chegar aos seus colaboradores é das melhores metas que um líder pode atingir.

#3 Organização

Um líder desorganizado constrói equipas desorganizadas, sem qualquer rumo, e o trabalho vai acumulando, a produtividade vai baixando e os maus resultados tendem a aparecer naturalmente. A organização é uma característica que qualquer profissional com um cargo de liderança tem, obrigatoriamente, que possuir. Planear a semana em conjunto, definir deadlines e objetivos de equipa e distribuir tarefas, são algumas formas de se manter organizado e de guiar a equipa da melhor forma.

#4 Motivação

Colaboradores motivados são melhores profissionais. Mais dedicados, envolvidos e empenhados. Motivar os colaboradores para fazerem mais e melhor é, então, uma das principais tarefas de um líder. E como pode fazê-lo? Reconhecendo trabalho, valorizando o empenho e investindo em ações de coaching ou de employer branding, como comemorar efemérides na empresa, são formas de motivar a sua equipa.

#5 Humildade

Uma liderança exemplar não é sustentada por arrogância, medo, pressão ou apontar o dedo ao outro, ao contrário do que muitas pessoas fazem. Ser um bom líder é ser humilde, é ser compreensivo e altruísta, em vez de prepotente. Ao contrário de culpabilizar a equipa, tem de admitir que comete erros, responsabilizar-se pelos mesmos e trabalhar para os resolver. Assim, a sua equipa verá que está do lado deles, que os compreende e que os ajuda nos momentos mais adversos.

#6 Comunicação

Não basta ter a postura ou o carisma de um líder, se não souber comunicar com as equipas. Tem de ser capaz de promover uma comunicação bidirecional, baseada em transparência e honestidade. Os colaboradores gostam de ser informados sobre o que se passa à sua volta, se não, gerar-se-á um clima de tensão e de desconfiança. Por isso, saiba ouvir e saiba fazer-se ouvir. A comunicação é a base de qualquer relação.

#7 Confiança

A maior referência em termos profissionais para um colaborador, é o seu líder. Assim sendo, é necessário que este seja seguro e confiante, e que o transmita para a equipa, caso contrário não conquistará o respeito dos seus colegas, nem estes se sentirão confortáveis para expor os seus problemas ou questões. Ao demonstrar a sua paixão por aquilo que faz e pelo que consegue conquistar ao lado da sua equipa, acreditando no potencial de cada membro, consegue conquistar a sua confiança e dedicação.

Consegue rever-se em alguma destas características?

SIM 😎

Então deve continuar a explorar os diversos tipos de liderança e técnicas de gestão de equipas, como o coaching, por exemplo.

NÃO 😥

Neste caso deve repensar na sua postura e as suas atitudes enquanto líder e melhorar no sentido de trazer melhores resultados para a sua equipa. Lembre-se, a mudança começa em nós.

Tópicos: Galp, liderança, líder

Filipe Augusto Santos

Publicado por Filipe Augusto Santos

Apaixonado pelo trabalho, e um verdadeiro entusiasta da cultura automóvel. Para este profissional, fazer todo-o-terreno para fugir à rotina citadina é um must-do! Quando o trabalho de gestor de marketing o permite, contribui para o blog Energy2Drive.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action
New call-to-action