Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

Reduza os custos de manutenção da frota em 17%!

3.10.2019 por Filipe Augusto Santos

Reduza os custos de manutenção da frota em 17%!

Confira as nossas dicas práticas para manter a sua frota em pleno funcionamento e reduzir os custos de manutenção.

A manutenção das viaturas de uma frota pode apresentar custos elevados, dependendo do estado dos veículos, da utilização dos mesmos ou da dimensão da própria frota da empresa. A Galp reuniu alguns passos que pode adotar para reduzir os custos em 17%!

#1 Tenha a informação sobre a frota nas mãos

Para definir uma estratégia de redução de custos, é necessário avaliar as medidas atuais de manutenção da frota. Além disso, é importante reunir todas as informações sobre cada veículo e o seu estado. Aqui, são fundamentais as checklists de verificação de frota.

Desta forma, consegue ter uma visão holística do estado de cada viatura, quais as manutenções necessárias, o que deverá ser reparado com urgência, qual a validade da documentação do veículo, revisões, problemas, entre outros aspetos fundamentais. O importante é perceber os principais desafios e necessidades de mobilidade.

#2 Controle regularmente os gastos

Para perceber os custos associados à gestão de frotas, é necessário fazer previamente um levantamento dos custos habituais. Deste modo, será possível entender quais os maiores custos para a empresa e os que podem ser reduzidos, ou até mesmo eliminados. Esta monitorização deve ser contínua para conseguir atuar atempadamente sobre as ações que elevam os gastos de gestão e manutenção da frota e controlar o orçamento com maior rigor.

#3 Adote medidas de prevenção

Como diz o velho ditado, "mais vale prevenir do que remediar". Com a frota, é exatamente igual. Acaba por apresentar custos mais elevados uma reparação inesperada, do que uma manutenção regular. Assim, a Galp recomenda a adoção de medidas de manutenção preventivas, para evitar imprevistos no orçamento. Estas medidas podem passar pela verificação regular dos pneus e dos níveis do óleo e água, troca de peças desgastadas, limpeza, entre outras.

Isto evitará que as viaturas cheguem a um ponto de desgaste elevado ou que, quando menos esperar, a viatura não esteja disponível, levando a atrasos e consequentes prejuízos para a empresa.

#4 Monitorize as rotas

Os sistemas de localização e controlo de frotas são essenciais para uma empresa, especialmente se a dimensão da frota for considerável.

Para além de conseguir localizar todos os veículos em tempo real, estes sistemas podem reduzir significativamente os custos de gestão ao avaliar as melhores rotas, as condições da estrada, as distâncias mais ou menos curtas, os gastos com combustível e o tempo de transporte. Ao selecionar as melhores opções para a sua frota, está a optar por uma manutenção preventiva e mais económica.

#5 Aposte na formação

Ao recolher informações sobre o perfil de condução de cada motorista, vai descobrir as necessidades de formação de cada um. Por vezes, o desconhecimento por parte destes profissionais acaba por elevar os custos de gestão e de manutenção da frota.

Com acesso a formação, os motoristas podem desenvolver competências para uma condução mais preventiva, eficiente e económica, conhecer melhor todas as funcionalidades dos veículos, e outros conhecimentos que até então não possuíam. Especialmente na condução de pesados, os motoristas devem estar informados e tomar medidas redobradas.

#6 Procure as melhores soluções para a sua frota

Dos programas de gestão e localização de frotas, a parcerias, cartões ou serviços de tratamento das viaturas, existem inúmeras opções que podem ser mais adequadas para a sua empresa do que as que possui atualmente.

A Galp possuiu uma série de soluções à medida das necessidades da sua frota e da sua empresa. No que diz respeito aos Cartões Galp, se a sua empresa apresenta consumos de combustível elevados, o cartão Galp Frota Corporate é o mais indicado. É o cartão de combustível mais utilizado por gestores de frota em Portugal, pois permite adquirir, a crédito, combustíveis, produtos e serviços de manutenção em mais de 1.400 postos Galp, distribuídos por Portugal e Espanha. A isto adicionam-se os descontos exclusivos, a recuperação do imposto sobre o gasóleo profissional, apoio na gestão e manutenção da sua frota, entre outras vantagens.

Se a sua empresa se dedica ao transporte de mercadorias ou passageiros, o cartão ideal será, então, o Galp Frota Professional. Este cartão oferece vantagens exclusivas e ajustadas às necessidades específicas deste segmento, com serviços como a faturação líquida de IVA ou a gestão de multas, minimizando os tempos de paralisação dos seus veículos, facilitando o processo de gestão administrativa e recuperando ainda o valor total ou parcial das mesmas.

No que diz respeito aos combustíveis em si, a Galp disponibiliza soluções de combustível que trazem verdadeiros impactos positivos para a sua frota. Opte por combustível com aditivos de performance e melhore o desempenho dos seus veículos. Os combustíveis aditivados da Galp aumentam a proteção do motor ao limpar os resíduos resultantes da combustão, previnem a corrosão dos componentes do motor ao longo do tempo, protegem o ambiente ao reduzir as emissões nocivas, melhoram a estabilidade do combustível, conferem maior potência ao motor com menos consumo, reduzem os gastos com manutenção e, claro, ajudam a poupar!

#7 Cumpra a legislação 

A legislação acarreta responsabilidades e, consequentemente, custos elevados para as organizações, bem como penalizações graves. O não cumprimento da mesma coloca a sua frota e a sua empresa em risco, pois pode impedir o funcionamento correto da empresa. É importante que todos os profissionais, e especialmente os motoristas, tenham conhecimento e consciência da importância do cumprimento das leis e das regras estabelecidas, tais como inspeções, seguros, impostos, estacionamento, velocidade e outras situações relacionadas com a manutenção da frota.

Tópicos: Redução de custos, Gestão de Frotas, Galp, manutenção

Filipe Augusto Santos

Publicado por Filipe Augusto Santos

Apaixonado pelo trabalho, e um verdadeiro entusiasta da cultura automóvel. Para este profissional, fazer todo-o-terreno para fugir à rotina citadina é um must-do! Quando o trabalho de gestor de marketing o permite, contribui para o blog Energy2Drive.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action
New call-to-action