Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

Planeamento de rotas: quais os benefícios?

20.9.2019 por Filipe Augusto Santos

Planeamento de rotas: quais os benefícios?

Encontrar percursos mais curtos não é o único benefício do planeamento de rotas. Fique a par de todas as vantagens.

Num mercado tão complexo e competitivo, é necessário estar um passo à frente e antecipar os problemas, as necessidades e as soluções. Isso consegue-se através de planeamento.

No caso do planeamento de rotas, é possível prever e antecipar soluções para algumas adversidades, nomeadamente no que diz respeito à otimização de trajetos, segurança dos condutores, desempenho e qualidade dos serviços.

Através de um planeamento de rotas eficaz irá garantir que os prazos são cumpridos e que o cliente fica satisfeito com o serviço, reduzir custos com combustível e manutenção, e organizar melhor as equipas.

Confira a lista de benefícios de planeamento de frotas que a Galp reuniu para si:

#1 Melhorar a organização entre equipas

Com um planeamento de rotas delineado, todas as equipas conseguem perceber as suas prioridades, as rotas que deverão fazer, quais os planos B e C, caso surjam situações não previstas no plano original.

Para o gestor de frota, esta estratégia possibilita ter um melhor acompanhamento e controlo de toda a frota e serviços, bem como fazer ajustes mais facilmente.

#2 Otimizar trajetos

A definição dos trajetos é a base de qualquer planeamento de rotas. Torna possível analisar e verificar as rotas mais adequadas mediante as ordens de serviço e os produtos a serem entregues, por exemplo.

Também consegue criar planos B para essas mesmas rotas, identificando opções de desvio e atalhos, caso aconteça algum imprevisto, como trânsito, acidentes ou estradas bloqueadas temporariamente.

É possível, ainda, identificar pontos de paragem, para os condutores pernoitarem, descansarem ou abastecerem.

Na app Galp EvoDriver, para além de ter a possibilidade de digitalizar os seus cartões de desconto Galp Frota Business diretamente na aplicação, pode localizar os postos de abastecimento Galp em toda a Península Ibérica. 

A app Galp EvoDriver, para além de oferecer a possibilidade de digitalizar os seus cartões de desconto Galp Frota diretamente na aplicação, permite localizar os postos de abastecimento Galp em toda a Península Ibérica.

 

App Galp Evodriver#3 Reduzir custos

Ao identificar os percursos mais rápidos e inteligentes, vai reduzir os custos em combustível. Este é um dos benefícios mais imediatos que um bom planeamento de rotas pode oferecer a uma empresa.

Para além disso, há uma redução nos custos de manutenção dos veículos, em horas extra, alojamento, acidentes, multas e outros custos com condutores.

#4 Aumentar a qualidade do serviço

O planeamento de rotas permite fazer grandes melhorias no que diz respeito à qualidade do serviço prestado aos clientes da sua empresa.

Um planeamento inteligente consegue articular todos os pedidos e exigências quanto a datas e horários de entrega, por forma a que o cliente beneficie do melhor serviço possível e fique satisfeito.

#5 Como posso criar um planeamento de rotas eficiente?

O primeiro passo é conhecer os seus clientes e os produtos das suas empresas. Só assim conseguirá perceber as suas necessidades, onde estão localizados, as exigências de cada um e outras restrições e dividi-los por categorias.

Por exemplo, se vários clientes apenas podem receber os seus produtos durante a manhã, deverão ser agrupados numa categoria específica e dedicar uma rota a esta exigência.

Além disso, deve rastrear as viaturas da sua empresa e analisar indicadores de desempenho. Estas ferramentas permitem analisar o desempenho dos motoristas, os problemas com os trajetos, o consumo de combustível, entre outros indicadores. Mediante a análise destes indicadores deverá ajustar o plano às necessidades da sua frota, da sua equipa e dos seus clientes, para conseguir oferecer um serviço ainda melhor.

Mas não se esqueça do plano🅱️!

Identifique possíveis cenários e soluções. Assim, no caso de surgir algum imprevisto, poderão ser logo postas em prática.

Tópicos: Gestão de Frotas, Galp, planear rotas

Filipe Augusto Santos

Publicado por Filipe Augusto Santos

Apaixonado pelo trabalho, e um verdadeiro entusiasta da cultura automóvel. Para este profissional, fazer todo-o-terreno para fugir à rotina citadina é um must-do! Quando o trabalho de gestor de marketing o permite, contribui para o blog Energy2Drive.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action
New call-to-action