Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

O regresso ao trabalho ou o início de um ano novo?

17.9.2018 por Raquel Neves

O regresso ao trabalho ou o início de um ano novo?

A época de férias de verão está a terminar, mas isto não significa que deva perder o ânimo! Olhe para o seu dia-a-dia de forma diferente e recupere o seu work-life balance!

Com a chegada do mês de setembro começa a época “oficial” do regresso ao trabalho. “Oficial” porque, com a gestão de férias que várias empresas oferecem, já há quem as goze noutros meses que não agosto. Esta opção pode ser uma boa forma de não sentir o peso do regresso à rotina.

Se há pessoas que se sentem deprimidas por ter de voltar, há outras que começam o ano “letivo” cheias de alegria, como crianças nos primeiros dias de escola, depois de meses longe dos amigos.

Vivemos ainda com o ritmo de trabalhar 11 meses para descansar 1, mas este ritual pode mudar. Porquê desta forma? Se fizer um balanço entre a vida profissional e a pessoal, o “regresso ao trabalho” passa a ser algo natural, que não cria noites mal dormidas nem angústias matinais. Se pensarmos bem, todas as segundas-feiras temos este “regresso ao trabalho” (para quem trabalha de 2ª a 6ª). Claro que não podemos comparar dois dias de descanso com duas semanas, mas a realidade é que, se mudarmos a forma de encarar os retornos ao trabalho semanalmente, quando voltarmos de umas férias maiores não custará tanto.

Mantenha o work-life balance com estas pequenas escapadinhas ao fim de semana

Também a atitude com que trabalhamos ajuda a que isso não aconteça. O trabalho não tem que ser rotina, não tem que ser uma chatice. Se o regresso é tão doloroso, talvez não tenhamos saudades das férias, mas sim necessidade de mudar algo no campo profissional.

Para quem tem necessidade de trabalhar num sítio de que não gosta muito, existem duas opções: uma é encarar o regresso ao trabalho como algo negativo, algo que não quer mas que é obrigatório para viver. Entra-se com um sorriso amarelo, a pensar no Inverno, no tempo sombrio e a ansiar apenas pelas próximas férias. Sente-se o peso de voltar às rotinas, de ver as mesmas pessoas, fazer a mesma coisa. A outra opção é encarar este regresso como um recomeço, em que novas oportunidades poderão surgir. Um ano em que podemos fazer coisas diferentes, conhecer novas pessoas, sair mais, divertirmo-nos, talvez fazer ou aprender algo que tanto queríamos mas que vamos adiando… Podemos fazer como as crianças que preparam os materiais novos para a escola, a pensar nas mil e umas possibilidades do que lhes possa acontecer neste novo ano.

Os seus colaboradores estão motivados? Experimente estas 3 dicas!

A forma como encaramos a vida influencia a nossa realidade e, se mudarmos um pouco a perspetiva com que vemos o regresso ao trabalho, podemos influenciar de forma positiva o novo ano que agora começa.

Tópicos: Galp, Galp Energia, regresso ao trabalho, work life balance, lifestyle, Empresa

Raquel Neves

Publicado por Raquel Neves

Nascida em Lisboa, com sentido pragmático muito presente, vê na criatividade uma forma de vida. Voltada para os números mas com tendência para as letras, vê na música , no mar e na vida uma fonte de inspiração para o dia-a-dia.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action

Download App Galp EvoDriver