Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

Mindfulness: o que é e quais os benefícios para as empresas?

30.8.2019 por Filipe Augusto Santos

 

blogpost-mindfulness

O Mindfulness aplicado às empresas traz inúmeros benefícios para as equipas. Descubra quais.

Os dias numa empresa podem ser frenéticos e bastante stressantes, especialmente para algumas profissões.
A caminho da empresa já vamos a pensar no trabalho que temos de fazer naquele dia, planeamos as refeições para a noite e ainda ouvimos as notícias sobre o trânsito na rádio. Chegados ao trabalho, e enquanto vemos a caixa de e-mails, vamos tomando rapidamente o pequeno almoço e ainda escutamos os problemas do colega do lado e os pedidos do diretor.
Se por um lado há quem deseje que o dia chegue ao fim, outros profissionais davam tudo para que o dia tivesse 48h. O quão esgotante isto pode ser? Não desanime, o Mindfulness pode ser a solução!

Mindfulness: foco, atenção plena e felicidade no trabalho.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Meditação, Mindfulness, ou atenção plena, diz respeito à prática de focar a nossa atenção no momento presente, estar consciente e vigilante e ser grato, aceitando as coisas tal como são, sem juízos de valor.
Tem por base técnicas de meditação, yoga e respiração, que promovem a concentração e a consciência plena dos pensamentos, atividades, sentimentos e do seu “eu” interior.
Através do mindfulness, consegue regular as suas emoções, controlar o stress e pressão, melhorar a sua produtividade e a relação com os outros. Esta prática habilita-o para direcionar o pensamento para o presente e focar a mente no agora, saindo do modo “automático” em que normalmente se encontra no seu quotidiano.

O Mindfulness tem vindo a ganhar vários adeptos em todo o mundo, pelas investigações e pelos ótimos resultados que esta prática proporciona a quem a implementa no seu dia a dia.
Na verdade, são já várias as empresas que têm dedicado alguns momentos do dia para praticar mindfulness no trabalho. Como é que o Mindfulness pode ajudar as empresas?

Benefícios do Mindfulness para as empresas
É cada vez mais recorrente as empresas procurarem estratégias que promovam um ambiente de trabalho mais agradável, feliz, produtivo e saudável. Por conseguinte, algumas organizações já se renderam aos benefícios do Mindfulness, entre os quais se destacam os seguintes:

  • Aumentar a Inteligência Emocional
    A Inteligência Emocional dos colaboradores tem impactos no ambiente de trabalho. Saber controlá-la e trabalhá-la torna-se numa ótima ferramenta competitiva! E através do Mindfulness, isso é possível. Com esta prática os trabalhadores conseguem alcançar mais clareza emocional, ser mais eficientes e produtivos, ser capazes de gerir conflitos, momentos de tensão, pressão e crises, conferindo um ambiente mais saudável e fértil ao seu local de trabalho.
    Ciente destes benefícios, a Google desenvolveu o Search Inside Yourself – Leadership Institute, um programa de liderança e inteligência emocional com base no Mindfulness, prática da qual Steve Jobs era adepto, para diminuir o stress, ganhar clareza e melhorar a sua criatividade.
  • Saber parar
    O Mindfulness consiste em aprender a parar e isso ajuda qualquer colaborador a lidar contra o stress da vida laboral e contra as suas próprias emoções. Ajuda-o a saber parar, organizar-se e definir metas, para depois retomar o seu trabalho. Só quando paramos e observamos o que está a acontecer connosco próprios e com o que nos rodeia é que conseguimos ser mais racionais, parar o que não está bem e começar do zero.
  • Melhorar o foco e a produtividade
    Com a prática do Mindfulness, qualquer pessoa fica habilitada para atingir um estado de atenção plena. Isto ajuda os colaboradores a manterem-se focados, mesmo em situações de stress ou em ambientes corporativos mais instáveis. Estando concentrados e implicados nas suas tarefas a 100%, estes conseguem melhorar o seu desempenho e ser mais produtivos.
  • Estimular a criatividade
    Num quotidiano vivido em modo “piloto automático”, não há espaço para a criatividade. Deste modo, é necessário estimulá-la. O Mindfulness, em ambientes corporativos, consegue despertar e fortalecer a criatividade dos colaboradores, com técnicas e exercícios práticos, individuais ou de grupo.
  • Melhorar a capacidade de tomada de decisões
    Um dos benefícios do Mindfulness consiste em melhorar a tomada de decisões dos colaboradores, especialmente junto daqueles que ocupam cargos de chefia e liderança.
    O Mindfulness, sendo baseado em técnicas de meditação, consegue melhorar a massa cinzenta do córtex pré-frontal, o que significa que melhora a capacidade de raciocínio rápido e de análise.

    Comece já a implementar e a incentivar a prática de Mindfulness na sua empresa. Pode recorrer a serviços de profissionais dedicados ao Mindfulness Corporativo e dedicar um dia da semana a esta prática em equipa. Assim, conseguirá trabalhadores mais produtivos, mais focados e mais felizes!

Tópicos: Mindfulness

Filipe Augusto Santos

Publicado por Filipe Augusto Santos

Apaixonado pelo trabalho, e um verdadeiro entusiasta da cultura automóvel. Para este profissional, fazer todo-o-terreno para fugir à rotina citadina é um must-do! Quando o trabalho de gestor de marketing o permite, contribui para o blog Energy2Drive.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Download App Galp EvoDriver

New Call-to-action