Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

Frotas inteligentes: está na hora de mudar!

5.9.2019 por Filipe Augusto Santos

Frotas inteligentes: está na hora de mudar!

As frotas inteligentes podem ser a melhor aposta para as empresas. Saiba porque deve começar já a pensar em investir em veículos inteligentes.


A tecnologia e a IoT (Internet of Things) estão a mudar o mundo, começando pelas empresas.

As cidades estão a transformar-se em smart cities, com infraestruturas e serviços aliados à tecnologia inteligente, a mobilidade está mais autónoma e consciente e é potencializada com sistemas de controlo e monitorização em tempo real. Por exemplo, as áreas da saúde, educação, turismo e segurança estão cada vez mais aliadas à IoT ou à AI (Inteligência Artificial).

As mudanças no mundo são visíveis e nas empresas também, incidindo, neste caso, na gestão de frotas, que acabam por se transformar em frotas inteligentes.

Frotas inteligentes, empresas inteligentes

Seja de carros, camiões ou motas, a frota de uma empresa é um ponto que merece alguma atenção, especialmente se a mesma depender da sua frota para trabalhar, como é o caso de empresas de logística e transporte.

Para além disso, as frotas exigem um grande investimento por parte das organizações, assim como a manutenção das mesmas e abastecimento diário, pelo que devem ser pensadas e geridas ao pormenor.

Ser mais eficiente, aumentar a produtividade e reduzir os custos das suas frotas passa por transformá-las em frotas inteligentes. Como? É simples!

#1 Mantenha-se atento

Frotas inteligentes dependem de gestores de frota atentos. Há que estar atento não só às mudanças na lei, no mercado e nos financiamentos, mas também aos valores da comunidade.

Cada vez mais, os clientes procuram ter uma experiência única com uma determinada marca, e só depois se preocupam com o valor do serviço ou do produto. Por isso, é importante estar atento às suas necessidades e melhorar os serviços mediante isso.

Com os inputs dos condutores da sua empresa e dos clientes, no caso da empresa se dedicar ao transporte de passageiros, é possível recolher dados que nem os sistemas de gestão e localização podem fornecer. Um exemplo disso é a satisfação dos motoristas e dos passageiros durante a viagem. Os ocupantes dos veículos estão confortáveis mesmo em viagens de longa distância? O veículo faz algum ruído que os deixa incomodados? 

#2 Atualize a sua frota de veículos

Frotas desatualizadas não são frotas inteligentes. Muito pelo contrário! Uma frota desatualizada prejudica o crescimento e o desenvolvimento da empresa. Os custos de manutenção aumentam, assim como os custos de veículos parados por longos períodos de tempo ou os custos em combustível.

Precisa de atualizar a sua frota antiga? Então, é hora de fazer um upgrade para frotas de veículos elétricos, frotas mais inteligentes que vão reduzir consideravelmente os custos que eram destinados ao combustível.

Pode instalar um ponto de carregamento elétrico nas suas instalações e recorrer aos mais de 1.500 pontos de carregamento Galp, a maior rede de pontos de carregamento rápido do país. Presente nas principais autoestradas de norte a sul do país e ainda em expansão, a rede de carregamento Galp pretende responder de forma cada vez mais eficiente às necessidades dos utilizadores de viaturas elétricas.

#3 Cartões Galp Frota

Se mantiver os veículos tradicionais (não elétricos) nas suas frotas, estas também podem tornar-se frotas inteligentes, na medida em que recorrem a soluções mais conscientes e adaptadas às viaturas e às próprias necessidades da empresa. A Galp apresenta-se como seu parceiro, através dos Cartões Galp Frota Corporate, Professional e Business.

Os cartões Galp disponibilizam-lhe descontos em combustível numa rede de mais de 1.400 postos de abastecimento, em Portugal e Espanha, com horários alargados de funcionamento e uma gama de serviços adaptada às suas necessidades.

A adesão aos cartões Galp Frota dá-lhe acesso à área reservada deste portal, onde pode gerir e controlar as despesas com sua frota automóvel de forma eficaz e segura. O sistema assenta numa elevada fiabilidade, dado que a validação do cartão e o processo das transações decorre eletronicamente. Após cada abastecimento, é emitido um talão comprovativo da aquisição. Cada cartão tem um PIN associado que aumenta a segurança.

O futuro começa aqui!

Tópicos: tendências gestão frotas, Galp, mobilidade inteligente, frotas inteligentes

Filipe Augusto Santos

Publicado por Filipe Augusto Santos

Apaixonado pelo trabalho, e um verdadeiro entusiasta da cultura automóvel. Para este profissional, fazer todo-o-terreno para fugir à rotina citadina é um must-do! Quando o trabalho de gestor de marketing o permite, contribui para o blog Energy2Drive.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action
New call-to-action