Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

Fatores que influenciam o consumo de combustível

14.5.2019 por Filipe Augusto Santos

Fatores que influenciam o consumo de combustível

Já conhece os principais fatores que levam um veículo a consumir mais combustível do que deveria?

Os gastos em combustível podem ser uma das principais razões que elevam o orçamento da frota da sua empresa. Ainda bem que existem algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir estes custos. Afinal, o que faz com que o seu veículo consuma mais combustível do que aquilo que deveria?

#1 Ar condicionado sempre ligado

Quando enfrentamos temperaturas mais altas, temos tendência para ligar o ar condicionado. Apesar do conforto que proporciona às viagens, este hábito contribui para um aumento de combustível em cerca de 15%, em velocidades reduzidas.

Se a temperatura não for muito alta e se viajar a menos de 90 km/h, escolha a ventilação natural. Por outro lado, se viaja a uma velocidade superior, opte por fechar os vidros e usar o ar condicionado, uma vez que compensa mais o consumo provocado pelo AC do que a resistência aerodinâmica causada pelos vidros abertos.

#2 Vidros abertos

Como referido anteriormente, ao viajar a velocidades mais elevadas com as janelas abertas o gasto de combustível pode ser mais elevado. Como? Com os vidros abertos, o ar entra nos veículos e aumenta a resistência, obrigando as viaturas a consumir mais energia e, consequentemente, mais combustível.

#3 Condução incorreta

O modo como conduz uma viatura influencia o consumo do combustível. Ao acelerar e travar constantemente ou acelerar mais do que é necessário, está a levar o seu carro a consumos de combustível mais elevados do que o suposto. É por estas razões que o mesmo carro, na posse de diferentes pessoas, pode apresentar médias de consumo bem diferentes. Quanto mais suave for a condução do motorista, menos combustível o automóvel vai gastar.

#4 Excesso de carga

Quanto mais peso transportar no veículo, mais combustível este necessitará de gastar para se movimentar. Evite carregar objetos desnecessários ou com pesos avultados e confira o peso que o fabricante da sua viatura aconselha. Isso irá diminuir o consumo.

#5 Pneus desalinhados

Para além de não proporcionar a segurança devida aos passageiros, ter pneus desalinhados ou descalibrados influencia o consumo de combustível dos automóveis.

Faça o alinhamento e a calibragem dos pneus a cada 10.000 quilómetros, ou consoante as indicações do fabricante, e verá uma diminuição significativa do consumo.

#6 Não fazer manutenção

A manutenção preventiva, como o nome indica, possibilita a deteção atempada de problemas, avarias ou desgaste das viaturas. Ao fazer manutenção de forma regular está a contribuir para o aumento do tempo de vida do veículo e para a diminuição do consumo de combustível.

#7 Combustíveis inadequados

Abastecer o carro com combustíveis de baixa qualidade pode trazer consequências muito graves para o mesmo. Para além de danificar o motor, o combustível de menor qualidade gasta-se muito mais rapidamente do que um bom combustível. Deste modo, apesar da fatura apresentar um preço por litro mais baixo, no final, o consumo será maior. Assim sendo, opte por combustíveis de qualidade comprovada e adequados para o seu veículo.

Os combustíveis Evologic – a última e mais avançada espécie de combustível - são testados em conceituados laboratórios europeus, garantindo segurança e qualidade elevada aos condutores, um melhor funcionamento do motor e uma poupança mais elevada.

Tópicos: Galp, formas de poupar no combustível

Filipe Augusto Santos

Publicado por Filipe Augusto Santos

Apaixonado pelo trabalho, e um verdadeiro entusiasta da cultura automóvel. Para este profissional, fazer todo-o-terreno para fugir à rotina citadina é um must-do! Quando o trabalho de gestor de marketing o permite, contribui para o blog Energy2Drive.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action
New call-to-action