Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

Cuidados a ter com a sua frota no verão

7.8.2019 por Filipe Augusto Santos

Cuidados a ter com a sua frota de veículos no verão

Sabe como cuidar da sua frota de veículos nos dias mais quentes do ano? Descubra os cuidados que deve ter em pleno verão!

Nos dias mais quentes do ano, os veículos da sua empresa vão exigir cuidados especiais. Isto porque a temperatura elevada, entre outros fatores, podem provocar danos no motor, na pintura, vidros e/ou danificar outras zonas da carroçaria.

Confira todos os cuidados a ter com os seus veículos no verão:

#1 Pintura

O calor, a radiação solar, a maresia, são exemplos de fatores naturais capazes de danificar visivelmente a pintura dos veículos no verão.

Recomende estacionar em locais fechados, como garagens, parques subterrâneos ou à sombra. Contudo, alerte para não se estacionar debaixo de árvores, cujas frutas podem cair e deixar marcas na pintura.

#2 Vidros e borrachas

Os vidros também merecem especial atenção na época mais quente do ano. Expostos a altas temperaturas, alguns componentes como as borrachas de fixação, por exemplo, têm maior probabilidade de rachar ou furar, colocando em causa a vedação, o que significa mais calor dentro do habitáculo e a própria segurança e estabilidade dos vidros.

Implemente um processo que verifique regularmente o estado destas peças e, caso necessário, recorra à sua solução de manutenção e reparação de frota para as trocar. Se precisar de ajuda para esta verificação, utilize uma checklist de verificação de frota!

#3 Substitua os limpa pára-brisas

O tempo quente, as areias e o pó dos caminhos mais secos danificam o pára-brisas. Se estes já vierem desgastados do inverno, mais facilmente se deterioram. A recomendação é fazer a substituição destas peças, no início e no fim do verão.

#4 Estofos

Com o calor e a exposição solar, os estofos tendem a perder cor ou ficar com um aspeto mais queimado/velho.

Se os estofos em questão forem de couro, a solução passa por aplicar um hidratante que evite o ressecar do material sem manchar. No caso de bancos de tecido, a dica passa por instalar películas protetoras nos vidros, as quais contribuem para a proteção dos mesmos. 

#5 Ar condicionado

Sabemos que no verão é indispensável usar ar condicionado, principalmente para quem faz viagens longas! Exatamente por ser tão utilizado, o ar condicionado precisa de cuidados, gestos simples que fazem diferença sobretudo na qualidade do ar.

Garanta que os filtros são trocados periodicamente, uma vez que danificados não impedirão que algumas partículas de pó acabem no interior do veículo. Também é igualmente importante manter o condensador limpo, para evitar que insetos e folhas interfiram com o sistema de arrefecimento.

#6 Pneus

A saúde dos pneus é essencial, uma vez que estes são fundamentais para a segurança e performance da sua frota de veículos. Redobre a atenção sobre os pneus durante o verão! O calor, e o atrito da borracha em contacto com o alcatrão quente, desgastam-na mais rapidamente. Paralelamente, o aumento da temperatura pode afetar a pressão e calibragem dos pneus.

É fundamental a verificação frequente do estado dos pneus, sem esquecer o pneu suplente!

#7 Motor

O motor é o coração de qualquer veículo e o seu desempenho está diretamente relacionado com a temperatura. Quando exposto ao calor durante um longo período de tempo, o motor pode apresentar alguns danos.

#8 Filtros e óleo

Essencial para manter as peças dos veículos da sua frota em bom estado, o óleo ou lubrificante tem uma função essencial durante o verão: evitar o sobreaquecimento do motor. Desta forma, não descure a mudança do mesmo, seguindo as indicações do fabricante ou da sua oficina de confiança.

#9 Anticongelante no inverno e refrigerante no verão

Um anticongelante é um produto cuja função é controlar a temperatura do motor, quando o seu veículo está exporto a baixas temperaturas. Mas como ainda nem ao outono chegámos, a boa notícia é que os anticongelantes da gama Galp Care têm também uma função refrigerante, protegendo o motor quando exposto não só a baixas, mas também a altas temperaturas.

#10 Nível da água

É um requisito obrigatório que os seus motoristas levem sempre água com eles verão! E não é só para consumo próprio. Nos meses mais quentes do ano, os veículos da sua frota também vão precisar dela com mais frequência, evitando o sobreaquecimento do motor.

É importante ter em atenção os níveis de água e garantir que são feitos checkups aos sistemas de refrigeração e arrefecimento, pelo menos uma vez por ano.

#11 Limpeza da sua frota

Sabe até onde o pó pode chegar? O tempo quente e seco é mais propício a que quaisquer tipos de grãos se alojem em “todas as esquinas”, inclusive no motor. É inevitável!

No entanto, é possível reduzir o impacto negativo destas partículas através da aspiração e limpeza regular dos veículos. Por outro lado, sabia que temperaturas altas podem provocar o carregamento ou evaporação do fluido da bateria? A limpeza e cuidado devem passar também por esta peça!

Eis algumas dicas para a lavagem eficaz da sua frota:

  • No caso de lavagens ao ar livre, recomende sombra e água fria para evitar que a espuma seque antes de enxaguar e deixar marcas na pintura;
  • Proponha que os dejetos de pássaros ou insetos sejam eliminados o mais rapidamente possível, evitando a corrosão;
  • Implemente um processo de aspiração regular para que sejam retiradas todas as partículas que possam danificar os plásticos.

Se preferir, nas áreas de serviço Galp pode encontrar diversos equipamentos e opções de lavagem, tais como: lavagem automática, lavagem manual "Jet Wash", limpeza complementar (aspiração + lavagem de tapetes).

Se leu os 10 mandamentos do bom gestor de frota, não temos dúvidas que conseguirá manter a sua frota de veículos em plenas condições no verão. No entanto, pode sempre confiar todos estes cuidados a um profissional!

Em diversas estações de serviço Galp encontra oficinas Midas, que lhe oferecem um serviço de reparação de excelência, com garantia de rapidez, qualidade, competitividade e transparência.

Tópicos: Gestão de Frotas, Galp, cuidados no verão

Filipe Augusto Santos

Publicado por Filipe Augusto Santos

Apaixonado pelo trabalho, e um verdadeiro entusiasta da cultura automóvel. Para este profissional, fazer todo-o-terreno para fugir à rotina citadina é um must-do! Quando o trabalho de gestor de marketing o permite, contribui para o blog Energy2Drive.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action
New call-to-action