Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

Como reduzir o stress no trabalho

20.11.2019 por Filipe Augusto Santos

Como reduzir o stress no trabalho

O stress no trabalho influencia a sua produtividade, criatividade e, até mesmo, a sua saúde. Saiba como reduzir o stress e trabalhar mais calmamente.

Em alguns momentos do nosso dia a dia enquanto colaboradores, podemos sentir que o stress no trabalho se apodera de nós. Mesmo fora da empresa, damos por nós a pensar no trabalho que tem de ser feito no dia seguinte e no que ficou por fazer. 

Contudo, saber colocar um travão no stress e desligar-se é fundamental para não prejudicar o seu bem-estar e a sua saúde mental, e para manter o seu work-life balance. A Galp reuniu 5 dicas para se libertar do stress no trabalho e, consequentemente, gerar mais produtividade:

#1 Organize a sua semana

Muitas situações de stress no trabalho surgem devido à falta de organização. Quantas vezes já se esqueceu que tinha de entregar um relatório no dia seguinte? Quantas vezes não realizou tarefas menos importantes e o que era urgente ficou para trás?

Para evitar momentos de pressão e de stress no trabalho, comece cada semana por preparar a agenda para os próximos dias. Crie um planner semanal e aponte todas as tarefas, reuniões ou entregas de projetos que tem para essa semana, atribuindo prioridades a cada uma delas. Pode, por exemplo, identificar as tarefas mais urgentes com uma cor diferente.

#2 Não abdique das pausas

Ao contrário do que se pensa, as pausas são um ótimo estímulo para os momentos em que a criatividade, a atenção e a produtividade estão mais em baixo. São uma ferramenta eficaz para aliviar o stress no trabalho.

Saber parar é essencial para a sua saúde mental e física. Saia do gabinete, vá até à zona de refeições, alimente-se, beba água, converse com os seus colegas e, se tiver hipótese, respire ar puro. O ideal será fazer pausas de 15 minutos de manhã e 15 minutos à tarde, para além da pausa para almoçar.

#3 Afaste os pensamentos negativos

Manter-se numa espiral de pensamentos negativos não irá ajudar em nada a reduzir o stress no trabalho. Muito pelo contrário! Ficará exausto, desmotivado e ainda irá agravar mais a situação.

Qualquer situação pela qual passe, por muito negativa que seja, tente sempre ver o lado positivo e foque-se em encontrar uma solução para o problema. É importante pensar de forma positiva, auto motivar-se e evitar colegas que tendem a ser mais negativos, pois só irão desmotivá-lo ainda mais.

#4 Descarregue o stress

Em momentos de maior stress no trabalho, tenha objetos antisstress à mão. Pode ser uma bola, um caderno de desenhos ou um massajador portátil.

Estes objetos conseguem aliviar a tensão sentida no imediato e focar a sua atenção noutro ponto que não o problema. Depois, conseguirá olhar para a situação com outros olhos, com mais calma e de forma mais racional.

#5 Pratique mindfulness

São cada vez mais as organizações que adotam a prática de mindfulness. Esta estratégia, como o próprio nome indica, faz com que os colaboradores consigam atingir a atenção plena, focar-se no presente, abstraírem-se do meio envolvente e lidar com situações de pressão e stress no trabalho.

Se a sua empresa adota estas práticas, assim como yoga ou meditação, participe. Caso ainda não existam no seu local de trabalho, durante as pausas da manhã, da tarde ou do almoço, tire 5 minutos do seu tempo para praticar mindfulness. Verá que os resultados serão logo notórios! 🙏

Tópicos: Galp, work life balance, stress no trabalho

Filipe Augusto Santos

Publicado por Filipe Augusto Santos

Apaixonado pelo trabalho, e um verdadeiro entusiasta da cultura automóvel. Para este profissional, fazer todo-o-terreno para fugir à rotina citadina é um must-do! Quando o trabalho de gestor de marketing o permite, contribui para o blog Energy2Drive.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action
New call-to-action