Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

Carregar um carro elétrico é simples. Já experimentou?

18.6.2019 por Filipe Augusto Santos

Carregar um carro elétrico é simples. Já experimentou?

A mobilidade elétrica é uma das grandes inovações dos últimos anos, mas carregar um carro elétrico não tem grande ciência.

Segundo a rede MOBI.E, empresa que assegura as operações da rede de mobilidade elétrica, existem mais de 500 pontos de carregamento em Portugal, de norte a sul, que se traduzem em cerca de 1.250 tomadas. Sabia que através do cartão Galp Electric pode ter acesso a todos estes pontos de carregamento?

Depois de receber o cartão, basta dirigir-se a um ponto de carregamento, passar o cartão, selecionar a opção pretendida e escolher uma tomada. Depois de ligar a ficha ao carro e o carregamento ficar concluído, só tem de retirar a ficha do veículo e fazer-se à estrada! 

Já o carregamento na via pública pode ser processado de duas formas:

#1 Ponto de carregamento normal: carregar a totalidade da bateria demora entre 6 e 8 horas, numa potência de 3,7 kWh. A boa notícia é que em pontos de carregamento de 22kWh atinge a totalidade da bateria em, pelo menos, 1 hora. Estes pontos de carregamento estão localizados nas vias públicas ou em locais privados, mas com acesso público, como parques de estacionamento.

#2 Ponto de carregamento rápido: são precisos apenas 20 a 30 minutos para que o carro atinja os 80% da totalidade da bateria. Estes pontos estão localizados em áreas de serviço, ou seja, fora das cidades.

Também é possível carregar o seu carro elétrico em casa, através de:

#1 Wallbox: este aparelho é um ponto fixo de carregamento dos veículos que se instala na garagem, por exemplo. Além de ser possível carregar o carro em casa, também consegue programar o carregamento e geri-lo remotamente;

#2 Tomada preparada: as tomadas convencionais não servem para este tipo de carregamentos, por isso é necessário adaptá-las de forma segura.

A Galp dispõe da maior rede de pontos de carregamento rápido: são 12 pontos com 36 tomadas na rede de mobilidade elétrica (em espaços públicos e privados), nas principais autoestradas de Portugal.

Seja a nível particular ou empresarial, há sempre vantagens na aquisição de um carro 100% elétrico:

  • na aquisição, fica isento de pagar o ISV (Imposto sobre Veículos);
  • o IUC (Imposto Único de Circulação) é reduzido;
  • beneficie de um lugar de estacionamento próprio e/ou gratuito em algumas cidades, como é o caso de Lisboa;
  • as empresas podem deduzir a totalidade do IVA.

Sim, adquirir um carro elétrico só lhe traz vantagens. Do que está à espera?

Tópicos: Galp, carros elétricos, mobilidade elétrica

Filipe Augusto Santos

Publicado por Filipe Augusto Santos

Apaixonado pelo trabalho, e um verdadeiro entusiasta da cultura automóvel. Para este profissional, fazer todo-o-terreno para fugir à rotina citadina é um must-do! Quando o trabalho de gestor de marketing o permite, contribui para o blog Energy2Drive.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action
New call-to-action