Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

7 Dicas para condução de pesados

20.3.2019 por Filipe Augusto Santos

7 dicas para condução de pesados

Sabia que manter o veículo limpo tem influência na condução? Estas são as 7 dicas fundamentais para a condução de pesados.

Conduz veículos pesados ou gere uma frota que faz viagens de longo curso? Estas são as dicas mais importantes para facilitar a condução de um veículo pesado e o seu trabalho no geral.

#1 Manter o veículo limpo

O veículo é o seu espaço de trabalho e por isso deve mantê-lo sempre limpo e asseado. Se comer e beber no interior do camião é natural que vá deixando aqui e ali, migalhas e outras sujidades.

Sugerimos que tenha em atenção a limpeza exterior e interior do veículo, para tornar a experiência de condução mais agradável.

#2 Conduzir com precaução

A segurança deve ser a sua principal prioridade. Em qualquer circunstância adote uma condução defensiva, tendo em atenção tudo o que pode interferir com o seu percurso.

Em condições atmosféricas mais complicadas como situações de chuva, neve e gelo conduza com atenção dobrada e reduza a velocidade.

#3 Adquirir um bom GPS

Principalmente em viagens longas, ter um bom GPS é fundamental. Existem opções específicas para veículos pesados, como este equipamento da TomTom, que tem em conta o tamanho dos mesmos e possíveis restrições à circulação.

Dica: estude bem o seu percurso no mapa (sim, mesmo mapas físicos) antes de se fazer à estrada.

#4 Promover a entreajuda entre motoristas

Na estrada circulam diariamente milhões de veículos pesados e cada condutor, de uma forma ou de outra, passa pelo mesmo tipo de constrangimentos na condução.

Se avistar outro veículo pesado que circula a maior velocidade que o seu, na faixa da esquerda, deve deixá-lo ultrapassar e retomar a marcha à sua frente, em segurança.

Mesmo que isto implique reduzir a velocidade, faça-o de forma a facilitar a condução do outro veículo pesado e dos restantes veículos em circulação. Procure interpretar as intenções dos seus colegas, na estrada, de forma a facilitar-lhe as manobras e vice-versa.

#5 Poupar tempo e dinheiro em alimentação

Uma das melhores sugestões ao nível de alimentação em viagens é levar a sua própria marmita.

Em viagens longas, cozinhe em maior quantidade fazendo comida para mais do que uma refeição. É possível confecioná-la com um fogareiro a gás portátil. Desta forma evita paragens e gastos avultados.

Se não é adepto desta opção e prefere parar pelo caminho para almoçar e jantar, saiba que em Portugal e Espanha pode contar com um vasto número de postos de abastecimento Galp prontos para si.

#6 Descansar

Mesmo tendo de lidar com prazos apertados e baixos orçamentos, não apresse o percurso negligenciando o seu descanso. Aproveite os tempos de paragem obrigatória para descansar efetivamente.

Sabia que cerca de 20% dos acidentes de viação são provocados após alguns bocejos? E que metade dos acidentes por sonolência envolvem jovens com idades até aos 25 anos? Não coloque a sua saúde e vida em risco - dê ao descanso a devida importância.

#7 Não descuidar a manutenção do veículo

Faça revisões ao seu veículo, regularmente. Uma manutenção periódica evita problemas mecânicos inesperados e contribui para que o veículo seja menos poluente e mais económico.

É sempre aconselhável fazer uma revisão geral antes de pegar no camião para uma viagem longa.

Boa viagem!

Tópicos: Galp, condução de pesados

Filipe Augusto Santos

Publicado por Filipe Augusto Santos

Apaixonado pelo trabalho, e um verdadeiro entusiasta da cultura automóvel. Para este profissional, fazer todo-o-terreno para fugir à rotina citadina é um must-do! Quando o trabalho de gestor de marketing o permite, contribui para o blog Energy2Drive.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action
New call-to-action