Energy2Drive

Conselhos cheios de energia para
uma melhor performance do seu negócio
e mais segurança na estrada.

Galp

5 formas de poupar eletricidade no escritório

21.10.2019 por Filipe Augusto Santos

5 formas de economizar eletricidade no escritório

Está na hora de pôr um fim às faturas de eletricidade exorbitantes! Descubra 5 formas de poupar eletricidade na sua empresa.

A fatura da eletricidade continua a ser das contas mais pesadas que as empresas têm de pagar todos os meses. Encontrar maneiras de reduzir estes custos fixos e poupar eletricidade é uma preocupação transversal a todos os setores empresariais.

Para avaliar a situação da sua empresa e identificar aquilo que pode ser otimizado, a Galp reuniu 5 formas para racionalizar a energia da forma mais eficiente possível:

#1 Ataque primeiro o óbvio, a iluminação

Uma das melhores estratégias para economizar luz é a modernização da iluminação. Sabia que uma lâmpada LED consome até menos 70% de energia, se comparada com outros tipos? Parece uma mudança insignificante, mas vai ajudar a poupar muito.

Já quando falamos do dia a dia, o segredo para economizar luz encontra-se muitas vezes na mudança de hábitos. Sabemos que são muitos aqueles que têm o hábito inconsciente de ligar a luz ao entrar numa sala. No entanto, durante o dia, devemos potenciar a luz natural (aproveite o ☀️!) durante o máximo de tempo possível. 

Outro mau hábito é sair da sala sem apagar a luz. Se consciencializar os seus colaboradores não for suficiente, opte por instalar um sensor de presença, de modo a que a luz só se acenda quando a sala está de facto a ser utilizada.

#2 Temperatura

Manter o escritório à temperatura ideal consome bastante energia e contrariar esta tendência não implica que os seus colaboradores se sintam desconfortáveis. Um método já bem conhecido, mas não menos eficiente, é o isolamento nas janelas e portas para manter a temperatura normal dos interiores.

Ao utilizar ar condicionado, garanta que as portas e janelas estão bem fechadas. Igualmente, durante os meses de calor, refrigere e ventile o escritório durante a noite e primeiras horas da manhã - como são as horas mais frescas do dia, vai gastar menos energia para atingir a temperatura desejada.

#3 Equipamento

Computadores, monitores, impressoras e pequenos eletrodomésticos. São muitos os dispositivos que mesmo em modo stand-by consomem muita energia. Por isso, deve encarregar a última pessoa a sair de desligar todos os equipamentos antes de fechar o escritório. 

É ainda importante tomar decisões inteligentes na altura da compra dos equipamentos e escolher os produtos que apresentam o melhor índice de eficiência energética (entre A e C).

Sabia que os computadores portáteis gastam menos 90% de energia que um Desktop e que as impressoras a laser são igualmente mais eficientes em relação às de tinta a jato?

#4 Considere fontes de energia alternativas e renováveis

Outra estratégia a considerar é a instalação de painéis solares. Apesar de exigir um investimento inicial, este pode ser recuperado num prazo entre 5 a 10 anos. A instalação de um sistema comercial de armazenamento de energia solar também pode ajudar a poupar na eletricidade. Além disso, em Portugal, é possível vender a eletricidade produzida em excesso às empresas de distribuição elétrica.

Outro argumento a favor desta escolha são os benefícios para a sustentabilidade ambiental, já que estaria a gerar energia limpa e renovável, livre de emissões nocivas como o CO2 e outros gases de efeito estufa.

#5 Vá mais longe e faça uma auditoria energética

Se quer fazer um grande corte no consumo de energia sem afetar a produtividade do seu negócio, não o deve fazer às cegas. Saber onde e como consome será essencial para poupar eletricidade e energia.

Uma auditoria energética oferece-lhe uma visão detalhada do consumo, através do levantamento das instalações e dos principais pontos de consumo (que podem ser surpreendentes!). Por regra estes serviços vão ainda mais além, e traçam um plano para a redução do consumo, passando pela substituição de equipamentos ou alteração de métodos de trabalho. A Galp é uma das empresas que oferece este serviço! 😎

Aceita o desafio para sentir a diferença já na fatura do próximo mês? 💰

Tópicos: Galp, poupar energia, poupar eletricidade

Filipe Augusto Santos

Publicado por Filipe Augusto Santos

Apaixonado pelo trabalho, e um verdadeiro entusiasta da cultura automóvel. Para este profissional, fazer todo-o-terreno para fugir à rotina citadina é um must-do! Quando o trabalho de gestor de marketing o permite, contribui para o blog Energy2Drive.

Comentários com utilização de linguagem abusiva ou ofensiva não serão publicados.

Subscreva o nosso blog

Deixe-nos a sua sugestão de tema!

Artigos do Blog

Recent Posts

New Call-to-action
New call-to-action